Max Porto, ex-BBB, é caricaturista e escultor

Os integrantes do Júri de Premiação do histórico 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba reúnem-se neste sábado, 19/08, para escolher as obras premiadas desta edição de meio século. O encontro acontece no Armazém 14, no Parque do Engenho Central, onde está montada a mostra principal, o 21º Salãozinho de Humor e exposições paralelas.

Com o reajuste dos valores a partir deste ano, o valor total de prêmios do Salão é de R$ 90 mil. Passaram de R$ 5.000 para R$ 7.500 para todas as categorias – cartum, charge, caricatura, quadrinhos, temática, escultura, prêmio Unimed, que tem como tema saúde, Prêmio Júri Popular Alceu Marozi Righetto, feito por votação do público pelo site do Salão, e Prêmio Câmara Municipal, sempre para uma caricatura.

Especialmente para a 50ª edição foi criado o Prêmio Adilson Maluf, também no valor de R$ 7.500, oferecido pela família do ex-prefeito, entusiasta do evento e que faleceu em julho do ano passado, destinado exclusivamente ao melhor trabalho entre os artistas piracicabanos ou residentes na cidade.

Fabiane Langona é quadrinista da Folha de S. Paulo

O Grande Prêmio, entregue ao melhor trabalho entre todos os selecionados e expostos desta edição, também teve reajuste, passando de R$ 10 mil para R$ 15 mil.

O Júri de Premiação é composto por Boligan (caricaturista cubano que vive no México), Zetti Araujo (ex-diretora do Salão de Humor e chefe do programa Movimentação Cultural, da Semac), Sidney Gusman (jornalista brasileiro, editor do Universo HQ e da Mauricio de Sousa Produções), Rosana Herman (escritora, roteirista e apresentadora brasileira), Eduardo Baptistão (ilustrador brasileiro, colaborador das revistas Veja e Você S/A e Carta Capital), Fabiane Langona (quadrinista da Folha de S. Paulo) e Max Porto (ex-BBB, caricaturista e escultor).

O grupo vai definir os premiados entre 318 trabalhos que compõem a mostra principal, produzidos por 175 artistas, de 30 países, que foram escolhidos nos dias 8 e 9/07 pelo júri de seleção.

O diretor do Salão, Junior Kadeshi, destaca o trabalho de escolhas dos destaques de uma edição tão emblemática do Salão de Humor. “O júri de seleção elevou o nível do riso e da reflexão para a 50ª edição, ou seja, o Júri de Premiação terá uma tarefa difícil. A única certeza é que teremos uma dinâmica muito interessante com este grupo formado por artistas e comunicadores experientes e super talentosos, com a missão de premiar os melhores entre os melhores”.

Sidney Gusman é jornalista brasileiro, editor do Universo HQ e da Mauricio de Sousa Produções
Sidney Gusman é jornalista brasileiro, editor da Mauricio de Sousa Produções

A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba). A cerimônia de abertura do Salão está marcada para o dia 26/08, às 19h, no palco externo do Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro do Engenho, com entrada gratuita.

SERVIÇO – 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Abertura: 26/08, às 19h, no palco externo do Teatro Municipal Erotides de Campos (avenida Dr. Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central). Entrada gratuita. Informações: salaointernacionaldehumor.com.br.

Boligan é um caricaturista cubano que vive no México