A Prefeitura, por meio da secretaria de Finanças (Semfi) tem desempenhado um bom papel na qualidade de informações contábeis e fiscais enviadas ao Tesouro Nacional

Estudo divulgado este mês pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) coloca Piracicaba em 1º lugar no ranking de qualidade da informação contábil e fiscal. A cidade é a mais bem avaliada no Estado de São Paulo, tendo como critério os municípios acima de 100 mil habitantes, tirando as capitais -, com 98,7% de acertos nas informações apresentadas. O estudo considera dados de 2022. Seguindo o mesmo critério de número de habitantes, o município fica em quarto lugar no Brasil. Levando em conta todas as cidades brasileiras que apresentam maior transparência e confiabilidade em relação ao envio de dados, ocupa a 26ª posição, subindo 483 lugares de 2021, quando ocupava o 509º lugar, para 2022, no ranking da STN.

O ranking foi criado para avaliar a consistência da informação que o Tesouro Nacional recebe por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) e, consequentemente, disponibiliza para acesso público.

A secretária de Finanças (Semfi), Telma Trimer de Oliveira Pereira, explica que a boa colocação de Piracicaba no ranking da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) é resultado da prestação de contas da Prefeitura com abrangência de informações, dentro do prazo estabelecido e sem retificações.

“Trabalhamos para enviar todas as informações solicitadas com regularidade, inclusive aquelas que são facultativas, promovendo assim a melhoria da qualidade e da consistência dos nossos dados fiscais e contábeis. Essa posição no ranking é um bom indicador do desempenho confiável e íntegro que temos desenvolvido nesta gestão” destacou a secretária.

Ainda segundo Telma, Piracicaba deve melhorar sua posição no próximo ranking, já que a Câmara Municipal e o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) foram incluídos ao Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (SIAFIC).

Em 2019, Piracicaba aparecia em 2.474º lugar no ranking nacional, e, em 2020, ocupava a 192ª posição.

MAIS – Piracicaba também ocupa o 1º lugar em Segurança entre os municípios no Estado de São Paulo com mais de 200 mil habitantes (NEC), é a 4º melhor cidade para se viver entre os 100 maiores municípios do Brasil (IDGM), 3º lugar no Estado de São Paulo e 10º lugar nacional no ranking de Melhores Cidades para Fazer Negócios na área de Indústria (Revista Exame).

Palavras-Chave: Transparência, contábil e fiscal