Cerca de 70 participantes participaram da oficina sobre bioinsumos na agricultura, promovida pela Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), em parceria com a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada) e o Sesc, nos dias 9, 10 e 11/08.

A oficina teve abertura com a Roda de Conversa sobre Agroecologia Camponesa: Resgate dos Saberes e a Cultura Caipira, ocorrida na quarta-feira, 09/08, no Teatro do Sesc, com o professor Oliver Naves Blanco, engenheiro agrônomo que atua há 16 anos na área de agricultura orgânica, agroecologia e agropecuária ecológica.

Os insumos biológicos (ou bioinsumos) são produtos feitos a partir de microrganismos, materiais vegetais, orgânicos ou naturais e utilizados nos sistemas de cultivo agrícola para combater pragas e doenças e/ou para melhorar a fertilidade do solo e a disponibilidade de nutrientes para as plantas.

As aulas práticas foram ministradas por Oliver Blanco na horta da Casa do Hip Hop de Piracicaba, na quinta e sexta-feira, 10 e 11/08, com demonstrações de diversos tipos de bioinsumos, como bokashi, água de vidro, farinha de osso, caldo pirolenhoso, entre outros.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Cati, Leandro Biral, um dos organizadores, a demanda para trabalhar com a temática de bioinsumos surgiu dos diagnósticos do Pleapo – Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica. “O objetivo do curso foi promover a capacitação orientada de extensionistas dos municípios da região para a produção dentro da propriedade de seus próprios insumos (caldas e adubos)”, explica.

Entre os 70 participantes, estavam técnicos, extensionistas e produtores rurais dos municípios de São Pedro, Brotas, Charqueada, Santa Barbara d´Oeste, Pratania, Americana e Piracicaba, além de representantes de instituições, como Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo), Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e MDA (Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar).

De acordo com a secretária Nancy Thame, a promoção de capacitações gratuitas para profissionais do setor e agricultores é um dos focos da Sema neste segundo semestre. “Para isso, estamos com muitas parcerias com instituições, agricultores e universidades”, conta.

Entre os 70 participantes, estavam técnicos, extensionistas e produtores rurais de sete municípios
As aulas práticas foram na horta da Casa do Hip Hop de Piracicaba
O objetivo foi promover a capacitação de extensionistas para a produção de seus próprios insumos