A reforma das casas selecionadas para a primeira etapa do Programa Viver Melhor em Piracicaba começaram neste mês. A iniciativa ocorre no bairro Parque dos Sabiás, via convênio entre a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial), e o Governo do Estado, pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). O propósito é aprimorar as condições de habitabilidade para famílias que residam em domicílios considerados inadequados ou precários sem custo para as famílias.

Imagens de dois homens, na função de pedreiros, fazendo a reforma de um cômodo da casa
Diversas melhorias estão previstas levando em consideração a habitabilidade

O anúncio desta parceria da Prefeitura com o Estado para o Programa Viver Melhor aconteceu em dezembro do ano passado. Antes do início das reformas, diversas casas foram fiscalizadas, levando em consideração os critérios do Programa. Cada casa recebe as melhorias conforme a necessidade, após avaliação da equipe técnica e entrevista com as famílias. Nesta primeira residência, situada na rua Gaipava, entre as melhorias para o local estão a troca de telhado, calha e janelas, além de reboco e pintura. São cerca de 15 dias úteis de obras nesta residência, sendo que elas começaram dia 7/08. Os trabalhos são acompanhados pelos engenheiros da CDHU, William Mateus e Willyan Lucas, e assistentes sociais da Semuhget e da CDHU. A CDHU, executora do programa, faz a reforma interna e externa dos domicílios sem custo para as famílias.

Imagem de um homem, na função de pedreiro, fazendo o reboco de uma parede
Obras de reforma começaram na primeira casa participante do Programa

“Até o início das obras, eu estava duvidando que elas de fato aconteceriam sem custo nenhum. Agora, estou vendo que é verdade. Eu não teria condições de fazer essa reforma sozinha, por isso estou bastante ansiosa com a finalização”, comentou a proprietária da primeira residência participante do Programa, Simone Alves, 50, faxineira, que divide a moradia com a filha, Lais Assis, 27, manicure.

“Estamos muito contentes em ver o desenvolvimento deste Programa em Piracicaba, oportunizando melhores condições de moradias às pessoas. Isso é dar dignidade ao cidadão, porque ter um bom local para morar influencia totalmente no bem-estar de cada um”, falou a titular da Semuhget, Andrea Ribeiro Gomes.

Imagens de duas mulheres, que são as moradoras da casa em reforma
Simone e Lais são moradoras da primeira casa de reforma do Programa

As obras nas casas do Parque dos Sabiás estão previstas para terminar em janeiro de 2024, sendo que foram pré-selecionadas 94 residências.

ETAPAS –
Antes de as obras começarem, o Programa Viver Melhor se desenvolve em diversas etapas. A primeira é a identificação do local, onde realiza-se contato e reunião entre a CDHU e a Prefeitura para identificar a área e casas a serem beneficiadas. Depois, há o mapeamento das moradias, com o emplacamento das residências selecionadas. Em seguida, ocorre a qualificação da composição familiar. Nesta etapa, acontece a pesquisa residencial porta a porta para qualificação da composição familiar, identificando os moradores titulares e demais membros da família. A partir disso, é realizada a vistoria, para o levantamento das melhorias das casas a serem beneficiadas. Na sequência, há o preenchimento da planilha de cálculos, constando o valor da reforma por casa para posteriormente ser encaminhado à construtora executora das obras, e a assinatura do Termo de Adesão, por parte do morador para autorização para início das obras. Após a conclusão dos serviços, há a entrega do Termo de Aceite ao morador, finalizando o vínculo com o Programa.