Café cultural para população em situação de rua em 2022

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), em parceria com o Comitê Pop Rua e Conselho Municipal sobre Álcool e outras Drogas (Comad), promove ações em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado no dia 19 de agosto. As atividades incluem a apresentação do Censo Pop Rua, rodas de conversa e café cultural com vivências, música ao vivo, testes rápidos para ISTs e exposição. O objetivo é dar visibilidade e garantir os direitos desta população.

A primeira ação acontece amanhã, terça-feira, dia 15/08, às 8h30, no Teatro São José, localizado na rua São José, 799, Centro (próximo à praça José Bonifácio), com a mobilização daspessoas em situação de rua em um espaço de integração com café da manhã.

No evento também haverá música ao vivo com os músicos Mau Gomes e Du Cravícula; exposição de trabalhos de pessoas em situação de rua, produzidos durante oficina do projeto Bem-Te-Vi, com os artistas Rafael Gonzaga e Jefferson Margutti; orientações e avaliações sobre pets, com a médica veterinária Julia Flórios; alongamento e orientações de alunos do curso de fisioterapia da Faculdade Anhembi/Morumbi; corte de cabelo com os cabeleireiros voluntários Renan Rossi e Rodinei Coelho; testes de HIV, sífilis, hepatite B e C e entrega de kits de higiene.

No dia 17/08, às 9h, acontece a apresentação do Censo Pop Rua 2023 e de novas ações para as pessoas em situação de rua, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação (rua Cristiano Cleopath, 1.902, Alemães). O evento contará com a participação da rede socioassistencial e intersetorial, Ministério Público, Defensoria Pública, autoridades e público geral.

Nos dias 16, 17 e 18/08, no período da tarde, usuários do Núcleo de Acolhimento Califórnia, casa de passagem, participarão de roda de conversa sobre sensibilização, uso dos equipamentos públicos e convivência nos serviços de acolhimento institucional. Haverá, ainda, atividades dinâmicas, com interação entre munícipes e itinerantes, visando o rompimento da barreira de preconceito.

A programação conta com o apoio do Seas, Centro Pop, Núcleo de Acolhimento Califórnia, Núcleo de Apoio Social (NAS), Secretaria Municipal de Educação, Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde e Centro de Apoio HIV/AIDS e Hepatites Virais (Caphiv) Prevenção na Quebrada.

DIA DE LUTA – A data escolhida para ser lembrada como Dia de Luta das Pessoas em Situação de Rua marca a luta por garantia de direitos humanos, sociais e políticas públicas voltadas a este público, em memória a companheiros de rua que morreram no Massacre da Sé, entre os dias 19 e 22 de agosto, quando 15 pessoas que utilizavam o espaço da praça da Sé, em São Paulo, foram brutalmente atacados enquanto dormiam, resultando em sete mortos e oito gravemente feridos.