Rotas Afro
Rotas Afro tem como ponto final o Engenho Central

O Rotas Afro, caminhada turística e histórica que passa por diversos pontos importantes à cultura negra de Piracicaba, terá uma edição especial neste sábado, 12/08, a partir das 9h, como parte da programação de aniversário de 256 anos da cidade, com saída no largo da Santa Cruz.

Com apoio da Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do CDCPN (Centro de Documentação, Cultura e Política Negra de Piracicaba), a atividade é gratuita e é preciso confirmar presença por meio do telefone/Whatsapp (19) 98377-1933 ou pelo Instagram @rotasafro.

Na edição deste sábado, o Rotas Afro terá a participação especial do rapper piracicabano Daniel Garnet, que fará intervenções artísticas ao longo do percurso, que terá o Engenho Central como última parada.

O Rotas Afro tem duração de aproximadamente três horas e conta histórias de pontos como o Clube Treze de Maio, a Igreja São Benedito, fala do Batuque de Umbigada e conta histórias de personalidades negras, como Madrinha Eunice, Dr. Preto (personagem do busco que se encontra ao lado da sede da Semac, no Engenho Central), Irmãos Rebouças, entre outros.

Júlia Madeira, uma das idealizadoras da rota de afroturismo que existe desde 2019, fala sobre realização do Rotas Afro na programação de aniversário de 256 anos de Piracicaba. “É muito gratificante estar envolvida com a programação do aniversário da cidade. Afinal, contar a história negra também é contar a história da cidade. Contar com a participação do artista Daniel também fortalece a proposta deixando o roteiro único e especial”.

SERVIÇO – Rotas Afro especial de aniversário de Piracicaba. Sábado, 12/08, a partir das 9h, com saída no largo da Santa Cruz, Centro. Inscrições: (19) 98377-1933 ou pelo Instagram @rotasafro.

rotas afro; afroturismo; caminhada histórica; engenho central; semac; cultura