Para atender a demanda das famílias do Conjunto Habitacional Santa Fé, a Prefeitura de Piracicaba firmou parceria com a recém criada Fundação Mário Dedini na construção da primeira creche do bairro. E, nesta terça-feira (29), a partir das 10h, haverá o lançamento da Pedra Fundamental, na rua Hum esquina com a rua Dez. Durante o evento haverá a assinatura do Convênio entre Prefeitura e Fundação Dedini para mais um ano de atividades do Projeto Desporto de Base (PDB), com apresentação de Karatê e Ginástica Rítmica, por crianças atendidas no projeto. A Dedini é parceira desde 89, quando foi lançado pela secretaria municipal de Esportes. Com projeto dos arquitetos Giuliano Dedini Duarte e Marília Dedini, cuidadosamente elaborado para oferecer condições favoráveis de aprendizado, com segurança, higiene e total acessibilidade, Fundação Mário Dedini, que assumiu e já iniciou a construção de creche.No espaço estão se erguendo as paredes da creche do Santa Fé, uma garantia de infra-estrutura e qualidade de ensino para os moradores que já estão no bairro e para os que futuramente estarão residindo em um imóvel próprio. A construção é composta por blocos independentes mas interligados, e a creche terá capacidade para 300 alunos, de 0 a 5 anos. Serão seis blocos, nos quais estarão distribuídas salas de aula, vestiários, área de atividades e pátios. Localizada na Rua Hum (esquina com rua Dez), a unidade escolar atende padrões pedagógicos, em instalações arejadas, amplas e dispostas a proporcionar conforto aos alunos do ensino Infantil. O que será feito

Berçário438,29 m2Fraldário, 3 salas de berçário, sala de lazer, lactário, sala de amamentação, depósito e sanitários
Maternal343 m22 salas de aula, 2 salas de atividades e 2 vestiários
Jardim333,40 m22 salas de aula, 2 salas de atividades, 2 vestiários e área de lazer coberta
Pré-escola343,12 m22 salas de aula, 2 salas de atividades, 2 vestiários e área de lazer coberta
Administração (Bloco I)617,76 m2Secretaria, Sala de Coordenação, Sala de reuniões, Cozinha completa (com despensa) e refeitório
Administração (Bloco II)654,16 m2Biblioteca com auditório/sala de projeção, lavanderia e sanitários

Santa Fé: um exemplo de que a união de esforços vale a penaO Santa Fé está é construído em sistema de mutirão, com o apoio técnico da Empresa de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba (Emdhap) e CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano). Até a conclusão do bairro, a expectativa é que sejam beneficiadas 800 famílias.Os imóveis têm 43 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área para ampliação. O sistema é o de auto construção: a Prefeitura fornece o terreno, a infra-estrutura e o futuro morador faz o fechamento da estrutura do imóvel. A Emdhap oferece a orientação técnica para a construção. Saiba sobre o PDBO Projeto Desporto de Base (PDB) é um projeto social e de formação educacional, tendo como objetivo principal a divulgação e disseminação da prática de diversas modalidades esportivas formais, proporcionando um ambiente saudável e lúdico para as crianças e adolescentes na faixa etária entre os 06 e 16 anos. Promove também a revelação e formação de atletas de médio e alto nível, os quais podem vir a representar o município nos Jogos Regionais/ Abertos, bem como atuar em clubes/equipes amadoras e/ou profissionais.Para tal o projeto implanta núcleos e/ou escolinhas esportivas nas diversas regiões e bairros da cidade. Promove também festivais de integração entre núcleos, bem como competições esportivas (internas e externas).Existe grupos de professores de Educação Física e Técnicos Desportivos da SELAM, de estagiários do curso de Educação Física e, bolsistas atletas junto a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) são responsáveis pela formação dos atletas. Existe também, professores e técnicos de esportes oriundos de convênios junto a clube, associações e entidades afins, bem como a figura do Voluntário do Esporte.Atualmente existem 35 bairros atendidos, confira as regiões:Região Norte: Santa Teresinha, Boa Esperança, Vila Industrial, Cruz Caiada;Região Sul: Paulicéia, Paulista, Jardim Caxambu, Jardim. Oriente (Serra Verde), 1o de Maio; Água Branca;Região Leste: CECAP, Alvorada (Pompéia), Piracicamirim, Taquaral, Noiva da Colina, Unimep; Região Oeste: Novo Horizonte, Kobayat, Jardim Camargo, Jaraguá, Jardim Vitória/Sto. Antonio, Jardim Itapuã, Vila Cristina, Tatuapé, Jardim São Paulo, Jardim Tókio; Centro: Cidade Alta, Parque da Rua do Porto, Nhô-Quim, São Dimas; Vila Monteiro; Rural: Campestre/Costa Rica, Ártemis e Santa Olímpia. Veja as modalidades: Atletismo;Basquetebol;Boxe;Canoagem;Capoeira;Ciclismo;Dança;Futebol de Areia;Futebol de Campo;Futebol de Salão;Ginástica Olímpica;Ginástica Rítmica;Handebol;Judô;Karate-Do;Natação;Quimball;Tae-Kwon-Do;Vôlei de Areia;Voleibol.A DEDINI é o patrocinador e os apoiadores são 6a Feira Legal (Secretaria Municipal de Saúde); ASCAPI (Associação de Canoagem de Piracicaba); Associação dos Funcionários Públicos; Associação Desportiva UNIMEP; Associação Piracicaba de Taekwondo;Associação Shidokan Okinawa Karate-do do Brasil; Capoeira na Periferia; CASE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social); Centro de Treinamento Antonelli – Judô; Centros Comunitários (CECAP, Itapuã, Vila Cristina, Paulicéia); Clube Atlético Piracicabano; Clube de Regatas Palmeiras; Clube do Professorado Paulista; CRAMI/Tiro de Guerra; Educando pelo Esporte; Ligas Piracicabana (Handebol, Futebol, Futsal etc.); Luzitano Futebol Clube;Nauti Clube; P.S.F. ( Tatuapé II) – Secretaria Municipal de Saúde; PETI – Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social); Ponto Olímpico; Secretarias Municipais (SEMDES, SAÚDE, EDUCAÇÃO, etc.); SESC; SESI; UNIMEP.