Exposição está montada em diversos espaços da Casa do Povoador
Exposição está montada em diversos espaços da Casa do Povoador

Piraselos, que abre neste sábado, 5/08, com visitação gratuita, tem elos, envelopes e carimbos comemorativos de vários acontecimentos e datas

A Casa do Povoador, à margem do rio Piracicaba, na avenida Beira Rio, um equipamento mantido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), abre neste sábado, 5/08, a exposição Piraselos, idealizada pela nova diretoria do Clube Filatélico e Numismático de Piracicaba, que tem como tema selos alusivos ao município. A mostra faz parte da programação que celebra os 256 anos da cidade.

Selo usado pela Prefeitura, nos anos 30, para protocolar pedidos
Selo usado pela Prefeitura, nos anos 30, para protocolar pedidos

A exposição tem 51 pranchas com reproduções de uma coleção do ex-vice presidente da entidade realizadora, Fernando Cesar Silvano, e também de um dos mais antigos filatelistas locais, Nelson Spada. A curadoria é de Paulo Araripe, Adolpho Queiroz e Elisabete Bortolin.

São selos, envelopes e carimbos comemorativos de vários acontecimentos e datas, como a antiga EXFINUPI (Exposição Filatélica e Numismática de Piracicaba), que teve alcance internacional até o final dos anos 1990, projeto que a nova diretoria pretende retomar.

Entre as preciosidades da mostra estão selos antigos do século 19, emitidos pela Prefeitura de Piracicaba, que cobrava emolumentos dos munícipes para atender a requerimentos dos cidadãos para esclarecimentos, prestação de serviços e solicitações diversas.

A Prefeitura de Piracicaba também é representada na exposição com selos alusivos ao Salão Internacional de Humor, Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, Jogos Abertos do Interior, Fundação Municipal de Ensino, Festa do Divino e divulgações diversas para atrair turistas. Tem, ainda, um selo que comemorou o bicentenário de Piracicaba, em 1967. Na ocasião, o antigo Departamento de Cultura realizou concurso público e o autor do peixe que estampa o selo foi o artista Renato Wagner.

Além desses a mostra terá em exposição selos comemorativos na Esalq (Escola Superior Luiz de Queiroz), Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Instituto Educacional Piracicabano, Colégio Salesiano Dom Bosco, Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba, entre outras instituições e entidades que promoveram seus eventos com as edições de selos postais comemorativos, num tempo em que as correspondências prevaleciam na troca de informações e relacionamentos das pessoas.

Selo e envelope comemorativos da Exfinupi de 1993
Selo e envelope comemorativos da Exfinupi de 1993

O coordenador do projeto de recriação do clube, o engenheiro agrônomo Paulo Araripe, reforça que a mostra foi pensada para coincidir com o aniversário da cidade. “Foi o jeito que encontramos de nos reinserirmos nesta festa, nesta cidade, com objetivo de mostrarmos a história de Piracicaba através da filatelia e, com isso, nos abrirmos a conhecer novos colecionadores, mostrarmos aos estudantes da cidade a importância deste campo como colecionismo e instrução histórica.”

SERVIÇO – Exposição Piraselos. Inauguração neste sábado, 5/08, às 14h, na Casa do Povoador. Na avenida Beira Rio, sem número. Visita de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 13 às 16h; aos sábados e domingos, das 13h às 17h. Informações: (19) 3434-8605.

selos; coleção; exposição; piraselos; semac; cultura; casa do povoador; Clube Filatélico e Numismático