Centenas de mulheres participaram de dança materna realizada pela prefeitura. na imagem, cerca de 30 pessoas, estão de mãos dadas e balançam as mãos no ritmo musical apresentado
Encontro do Mamaço reuniu cerca de 200 mães na Estação da Paulista no ano passado

A 7ª edição da Semana Municipal de Aleitamento Materno (SMAM) de Piracicaba tem seu ponto alto nesta quinta-feira, 03/08, a partir das 13h30, com o encontro do Mamaço no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, que terá apresentações do coral Cante Outra Vez e de dança contemporânea com Natália Alleoni. A expectativa é reunir cerca de 200 mães, crianças e gestantes piracicabanas para o tradicional momento de amamentação simultânea, incentivando o aleitamento materno e mostrando os benefícios potenciais da alimentação natural na vida do bebê. A atividade integra a programação de comemoração dos 256 anos de Piracicaba.

As atividades da SMAM celebram o Agosto Dourado e tem por objetivo fortalecer a capacidade da rede em proteger, promover e apoiar a amamentação em todos os níveis da sociedade, para que os índices de aleitamento materno sejam melhorados no município. A realização é do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, através da Secretaria de Saúde, Unimed Piracicaba, Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC), Santa Casa de Piracicaba e Santa Casa Saúde. A programação completa da Semana está disponível no Instragram @comitealeitamentopiracicaba.

Em 2023, o tema do Agosto Dourado é Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham. Conforme explica a nutricionista e porta-voz do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, Andresa Nunez Garcia Mendes, o tema reflete a necessidade de se criar ambientes propícios e favoráveis para que as mães que trabalham possam continuar amamentando seus filhos, mesmo quando retornam ao trabalho. “A amamentação é um direito fundamental tanto para o bebê quanto para a mãe, e é essencial que as mulheres se sintam apoiadas e encorajadas a amamentar durante toda a jornada profissional”, enfatiza.

Na imagem esta a nutricionista Andresa durante palestra voltadas as mães na Estação da Paulista. Ao fundo, autoridades locais, entre elas o prefeito Luciano Almeida
Andresa Garcia Mendes é nutricionista e porta-voz do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável

AMAMENTAÇÃO – De acordo com o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) de 2019 – o mais recente realizado pelo Ministério da Saúde –, no Brasil, o índice de aleitamento materno exclusivo em crianças menores de 4 meses foi de 59,7% e em menores de 6 meses foi de 45,8%.

Segundo levantamento feito nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs), no ano passado, o índice de aleitamento materno exclusivo em crianças menores de 4 meses foi de 71,6%. Crianças menores de 6 meses em aleitamento materno exclusivo era de 56,7%. “Este número não representa o total do indicador da cidade de Piracicaba, pois envolvem somente as mães atendidas na Saúde da Família. Apesar disso, podemos considerar o indicador positivo já que está acima da média nacional apontada pelo ENANI. Cabe destacar que a meta global é que até 2030 tenhamos um índice de aleitamento materno exclusivo em menores de 6 meses de 70%”, completou Andresa.

EVENTOS – A programação do Agosto Dourado também contempla uma roda de conversa com o tema: A garantia de direitos para a mulher trabalhadora que amamenta, que será conduzida por Rogério Tuon, médico pediatra, e Natália Climas, enfermeira do Banco de Leite Humano do Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC). Serão dois encontros abertos ao público, com início às 14h, sendo o primeiro no dia 09/08, no Salão da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (rua Humberto Venturini, 620, Vila Sônia) e o outro no dia 31/08, no Centro Social do Novo Horizonte (rua Professora Laura Fernandes de Campos Ferrari, 145 – Jd. Novo Horizonte).
São parceiros destas ações as secretarias de Educação (SME), de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), de Ação Cultural (Semac), Trânsito (Semuttran), Transportes Internos (Semutri), além da Drogal, Lions Club Independência, Rotary Clube Piracicaba, Artesãs do Amor e Tricoteiras do Amor.