Uma força-tarefa de combate à dengue, envolvendo 70 agentes de saúde Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) e 11 veículos, vai começar a atuar na próxima segunda-feira (21), no município. O grupo chega a Piracicaba segunda-feira, ao meio-dia, no bolsão da Rua do Porto, acompanhados de supervisores do órgão, que conhecem a cidade. A ação integrada entre os 70 agentes da Secretaria Municipal de Saúde e os outros 70 agentes da sucen por meio da Secretaria Estadual da Saúde deve durar até a próxima sexta-feira(25) prevê inspeções em cerca de 8.000 imóveis localizados nos bairros Vila Cristina, Monte Líbano e Itapuã para retirar possíveis focos de larvas do mosquito e fazer a nebulização para eliminar o mosquito adulto da área.Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Cárdenas, a escolha da região da Vila Cristina para receber a força-tarefa se deve a sua densidade populacional, ao terreno acidentado que dificulta uma ação rápida somente com os 70 agentes de que dispõe a secretaria e, sobretudo, para proteger a população que mora na região. “Estes bairros que compõem a região têm histórico de muitos casos nas epidemias anteriores e com sorotipos diferentes, o que aumenta o risco de dengue hemorrágica”, disse.A vinda da força-tarefa foi solicitada pela Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de agilizar o trabalho na região que é de difícil acesso. “Na rotina, o tempo demandado seria de pelo menos 20 dias, com o auxílio da força-tarefa concluiremos o trabalho em cinco dias”, informou o secretário. Cárdenas informou que de janeiro a março as equipes de combate à dengue do Centro de Controle de Zoonoses já visitaram 130 mil imóveis em Piracicaba. Segundo ele, a média de notificação de suspeitos de dengue na cidade caiu de 150 por dia, verificado em março, para, em média, 20 em maio. De janeiro até esta semana, Piracicaba tem registrados 1.384 casos positivos de dengue. Desses, 1.362 autóctones –– pacientes que contraíram a doença no município. A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) já notificou e encaminhou para o Instituto Adolfo Lutz, em Rio Claro, 4.715 exames de suspeitos de terem dengue, sendo que 2.684 aguardam resultado. Este ano circula no município o sorotipo 3.