Mulheres amamentam seus bebes na Estação da Paulista e agitam balões em alusão ao Agosto Dourado realizado no ano passado
O objetivo das ações é fortalecer a capacidade da rede de apoio para proteger, promover e apoiar a amamentação em todos os níveis da sociedade

Para celebrar o Agosto Dourado, a Prefeitura de Piracicaba apresenta a 7ª edição da Semana Municipal de Aleitamento Materno (SMAM), de 1º a 7 de agosto, com o tema Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham. A realização é da Secretaria de Saúde por meio do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, Unimed Piracicaba, Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC) e Santa Casa Saúde. O objetivo das ações, que se estendem também pelo mês de agosto, é fortalecer a capacidade da rede de apoio para proteger, promover e apoiar a amamentação em todos os níveis da sociedade, para que os índices de aleitamento materno sejam melhorados no município. As atividades integram a programação de comemoração dos 256 anos de Piracicaba.
A abertura da SMAM será amanhã, 02/08, com workshop científico com o tema Piracicaba, favorecendo a amamentação no retorno ao trabalho: fazendo a diferença para pais, mães e bebês, realizado no Centro Administrativo Unimed Piracicaba, das 8h às 17h, com inscrições já esgotadas para o evento presencial, porém, haverá transmissão ao vivo pela plataforma Teams em link que será divulgado no Instragram @comitealeitamentopiracicaba minutos antes do início da atividade.
O encontro do Mamaço abre o segundo dia de ações da SMAM, no 03/08, a partir das 13h30, no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas (rua Treze de maio, 2.122, bairro Alto), com apresentações do coral Cante outra vez e de dança contemporânea com Natália Alleoni. A expectativa é de reunir cerca de 200 mães, crianças e gestantes piracicabanas para tradicional momento de amamentação simultânea para incentivar o aleitamento materno mostrando os benefícios potenciais da alimentação natural na vida do bebê.

Centenas de mães reunidas na Estação da Paulista fazem o evento do mamaço com a amamentação simultânea com mais de 150 bebês e autoridades da cidade como prefeito e secretários observam a ação

Além disso, a programação contempla uma roda de conversa com o tema: A garantia de direitos para a mulher trabalhadora que amamenta, que será conduzida por Rogério Tuon, médico pediatra, e Natália Climas, enfermeira do Banco de Leite Humano do Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC). Serão dois encontros abertos ao público, com início às 14h, sendo o primeiro no dia 09/08, no Salão da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (rua Humberto Venturini, 620, Vila Sônia) e o outro no dia 31/08, no Centro Social do Novo Horizonte (rua Professora Laura Fernandes de Campos Ferrari, 145 – Jd. Novo Horizonte).
Andresa Garcia Mendes, nutricionista e porta-voz do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, a escolha do tema deste ano reflete a necessidade de se criar ambientes propícios e favoráveis para que as mães que trabalham possam continuar amamentando seus filhos, mesmo quando retornam ao trabalho. “A amamentação é um direito fundamental tanto para o bebê quanto para a mãe, e é essencial que as mulheres se sintam apoiadas e encorajadas a amamentar durante toda a jornada profissional”, destaca.
São parceiros destas ações as Secretarias de Educação (SME), de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), de Ação Cultural (Semac), Trânsito (Semuttran), de Transportes Internos (Semutri), além da Drogal, Lions Club Independência, Rotary Clube Piracicaba, Artesãs do Amor e Tricoteiras do Amor.