A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) participou na última semana da Festa Internacional do Pantanal promovida entre os dias 2 a 6 de maio, na cidade de Cuiabá/MT. A professora Maria Cristina Arzolla que representou Piracicaba proferiu palestra sobre o projeto pioneiro da cidade "A inclusão social através do Turismo" , cujo objetivo é promover passeios de cunho educativo às pessoas que são portadores de qualquer dificuldade ou deficiência.
De acordo com Maria Cristina Arzolla, a festa reuniu cerca de 110 mil visitantes de várias regiões do país e do mundo, que participaram de todas as palestras desenvolvidas. "Geralmente o público interessado é formado por proprietários de fazendas, professores universitários, estudantes de áreas relacionadas ao turismo, hotelaria e guias, além de políticos com interesse em desenvolver o projeto em suas cidades".
Piracicaba ampliou conhecimentos e marcou a presença a partir de contatos com Ailton Violento ( Projeto Anda Brasil) e Kurt Muller (França) que visa incluir o município no Circuito Caminhadas na Natureza. "São Marchas populares que acontecem em 21 países, envolvendo cinco mil circuitos, com sinalização internacional e trajeto de 10 Km", finaliza. Ela lembrou que durante a viagem foi possível participar de um encontro com o secretário estadual para o Desenvolvimento do Turismo do Mato Grosso, Pedro Nadaf, que discutiu a implantação do projeto de capacitação de guias com tendência a trabalhar com pessoas deficientes. Após, houve um city tour pelos pontos turísticos de Cuiabá com representantes do Centro Federal de Educação Tecnológica(Cefet) e a entrega de certificado do curso de Arpilleira (artesanato peruano), em Poconé, também no Mato Grosso.
Os próximos eventos serão em agosto, durante passeios com a Comitiva Pantaneira em visitas de fazendas ao longo da Transpantaneira que verificará possibilidades de acesso e hospedagens às pessoas com deficiências.