A Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) participou, no Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), na tarde do dia 26/07, do painel especial sobre políticas públicas para agropecuária brasileira, durante o 61º Congresso da Sober (Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural), na Esalq-USP.

A secretária Nancy Thame, da Sema, foi representada pela assessora de gabinete e nutricionista, Natália Gebrim Doria, que atua na implementação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Segurança Alimentar e Nutricional.

Natália trouxe um panorama sobre a sindemia global, que consiste na combinação sinérgica entre as pandemias de obesidade, desnutrição e mudanças climáticas, e como os programas da Sema estão alinhados para combater esse fenômeno, com a articulação de políticas públicas de fomento à agricultura familiar, para sistemas alimentares saudáveis, equitativos, ambientalmente sustentáveis e economicamente prósperos.

O ministro do MDA, Paulo Teixeira, trouxe dados e apresentou alguns programas que estão sendo desenvolvidos no ministério, sete meses após ter sido recriado pelo Governo Federal.

“Retomamos com mais força alguns programas e recriamos alguns, entre eles o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), que vai destinar R$ 500 milhões para compras públicas de produtos da agricultura familiar, o que vai beneficiar hospitais federais, restaurantes de universidades e outros órgãos do governo, além dos próprios agricultores, que terão mais estabilidade e renda garantida”, destacou o ministro.

Paulo Teixeira também ressaltou as melhorias feitas no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), para aumentar as compras de agricultura familiar na merenda escolar e promover uma reeducação alimentar das crianças.

Ao final das apresentações, o público pode participar de um debate com os palestrantes. A diretora da Esalq, Thais Vieira, destacou que a temática da agropecuária no momento atual é “bastante emblemática”. “Temos muitos desafios, mas é possível perceber que as oportunidades estão à altura desses desafios, como a qualificação dos futuros profissionais para desenvolver projetos competentes e de qualidade para o país”, disse.

Ministro Paulo Teixeira durante apresentação
Apresentações fizeram parte de painel especial sobre políticas públicas para agropecuária no Brasil
Natália Doria apresentou os programas da Sema, representando a secretária Nancy Thame