Nos primeiros 45 dias de funcionamento, o novo sistema de estacionamento rotativo da cidade, conhecido como zona azul, teve o cadastro de 11.485 usuários. Esse sistema começou a funcionar no dia 5/06 e possui diversas opções de pagamento para o tempo a estacionar. Neste período inicial de um mês e meio em operação, foram fiscalizados 161.337 veículos. Deste número, 28.482 foram estacionados de forma irregular e, portanto, passíveis de autuação. Outros 77.412 veículos realizaram o pagamento da zona azul, demonstrando, assim, a adesão e a utilização expressiva do serviço.

Estão disponíveis 163 parquímetros para utilização do serviço

Os veículos estacionados de forma irregular no primeiro mês de funcionamento do novo sistema da zona azul não receberão autuações e nem penalidades, conforme explica a titular da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), Jane Franco Oliveira, porque a Pasta considera essa fase como um período educativo, para os usuários se adaptarem e entenderem a importância do serviço. “Nosso intuito é promover um trânsito seguro e consciente, para que os usuários estacionem de forma correta e o comércio da cidade tenha rotatividade de pessoas, favorecendo a economia do município, por isso, nenhuma multa ou pontuação no prontuário do infrator foi registrada durante essa etapa”, explicou.

Ela disse, ainda, que os veículos estacionados irregularmente desde o dia 1/07 receberão autuações, após a confirmação das infrações identificadas por meio do vídeomonitoramento, em até 30 dias. Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), no artigo 181 inciso XVII, é infração grave estacionar em desacordo com a regulamentação – estacionamento rotativo. A multa é de R$195,23.

Novo serviço de estacionamento rotativo começou no dia 5 de junho

“É muito importante que todos os condutores respeitem a sinalização existente nas vias para evitar qualquer risco de autuação. Com a colaboração de todos, podemos contribuir para a melhoria contínua da mobilidade urbana em nossa cidade”, falou Jane. E acrescentou. “Vale ressaltar que todas as receitas geradas pelo sistema de zona azul serão revertidas para a melhoria e segurança do trânsito em Piracicaba”.

Segundo Mauricio Benato, presidente em exercício da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), com o retorno do sistema na cidade houve significativa melhora na disponibilidade de espaços para estacionamento, favorecendo o comércio. “Essa situação traz comodidade, conforto, segurança aos clientes e mais vendas ao comércio, já que a falta de vaga para veículos é um dos motivos que fazem o cliente desistir de uma compra. O retorno da zona azul ainda é novo e as pessoas estão se adaptando ao uso. Apesar disso, já é possível perceber melhoras”, comentou.

VAGAS – Atualmente, Piracicaba tem 4.845 vagas de estacionamento rotativo. Dessas vagas, 3.061 são consideradas vagas de zona azul e outras 173 vagas são destinadas exclusivamente para idosos, as quais são cobradas pelo sistema. O estacionamento rotativo possui vagas com isenção de cobrança, sendo 100 vagas destinadas para pessoas com deficiência (PCD), que podem utilizar de forma gratuita por duas horas. Além disso, o estacionamento possui outras 1.331 vagas destinadas para motocicletas, 163 vagas de zona branca e 17 vagas exclusivas para veículos oficiais, também sem cobrança e distribuídas principalmente na região central da cidade e também nos bairros Alto, Paulista, Pauliceia e Vila Rezende.

Carro utilizado para o vídeomonitoramento da zona azul

PAGAMENTOS – O novo sistema de Zona Azul funciona com desconto progressivo, ou seja, quanto maior o tempo de ativação do tíquete, menor o valor proporcional a se pagar para estacionar. Diante disso, os preços para o estacionamento rotativo são R$ 1,50 (30 minutos), R$ 2,50 (60 minutos), R$ 3 (90 minutos) e R$ 3,50 (120 minutos), valendo de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30; aos sábados, das 9h às 13h, e excepcionalmente aos domingos e feriados com comércio aberto, mediante autorização da Semuttran. Para o pagamento das vagas, estão disponíveis 163 parquímetros, 64 pontos de vendas autorizados (PDVs) instalados em pontos estratégicos da cidade, além do aplicativo para dispositivos móveis nas plataformas iOS e Android, o site oficial da Zona Azul Piracicaba www.piracicabadigital.com.br e os serviços de atendimento via SMS e linha telefônica gratuita 0800. No site há o passo a passo para utilização do serviço.

APP – De acordo com Jane, o app da Zona Azul é a forma mais prática e intuitiva para utilizar o serviço, porque por meio dele os condutores podem comprar créditos de tempo e ativar e renovar os estacionamentos de forma rápida e conveniente. Além disso, o aplicativo permite localizar as vagas disponíveis em tempo real, facilitando a busca por estacionamento na região desejada. “Durante os primeiros 45 dias do serviço, 60% das ativações foram feitas pelo APP e PDVs e isso indica a tendência do munícipe em adotar a forma digital de usar o estacionamento rotativo”, disse Jane.