O Procon – Serviço Municipal de Defesa do Consumidor – divulgou hoje (9) balanço das solicitações recebidas no mês de abril. Houve 1.357 atendimentos, entre consultas e reclamações. A área de produtos liderou o número de consultas e reclamações, seguida da área de serviços privados e assuntos financeiros. A área de produtos, que diz respeito a tudo o que se relaciona com propaganda enganosa, compra de aparelhos com defeito, recusa da troca de mercadoria, recebeu 483 consultas e reclamações pessoalmente, por carta ou por meio de telefone. A área de serviços privados recebeu 352, assuntos financeiros 306, extra Procon 119, habitação 45, fiscalização 21, serviços essenciais 15, saúde 14 e alimentos 2. Em abril houve o retorno de 45 Cartas de Informação Preliminar (CIPs). Esse procedimento ocorre quando há reclamação contra algum estabelecimento comercial e este não toma providências. Neste caso acontece a interferência do Procon e a queixa do consumidor se transforma em processo. Foram registradas 1.215 consultas, sendo 731 por telefone e 12 reclamações. Também foram realizadas oito audiências conciliatórias. O Procon atende pessoalmente no andar mezanino da Prefeitura, à Rua Capitão Antônio Correa Barbosa, 2233 ou pelo telefone 151 de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Seminário de Defesa dos Direitos do Consumidor O Procon, com o apoio da Fundação Procon, de São Paulo, realizou em abril, o 1º Seminário de Defesa dos Direitos do Consumidor. O evento aconteceu no anfiteatro do Centro Cívico. Direitos dos consumidores em serviços financeiros em face da inadimplência e as mudanças de planos na telefonia fixa foram os temas abordados nas palestras. Estiveram presentes Barjas Negri, prefeito municipal, Sérgio Setten, diretor do Procon de Piracicaba, Milton Sérgio Bissoli, procurador geral do município, Robson Santos Campos, diretor institucional da Fundação Procon de São Paulo e Diógenes Donizete Silva, assistente técnico de diretoria da Fundação Procon de São Paulo.
Procon registra 1.357 atendimentos no mês de abril
Por Comunicação Social /
Publicado em 10/05/2007
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