Em dois anos e quatro meses de governo, a atual administração, através da secretaria de Defesa do Meio Ambiente já investiu R$ 660.292,76 mil na construção de 19 centros de lazer, atendendo solicitações de moradores que reclamavam da falta de espaços para poderem desenvolver atividades de lazer e esportivas. Com esta iniciativa, o município disponibiliza maior quantidade de espaços de lazer para a população, principalmente a que reside em áreas mais carentes.

Segundo o engenheiro Márcio Antonio Maruko, da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente, o objetivo dos centros de lazer é facilitar o acesso da comunidade às áreas de lazer, contribuindo para melhoria da qualidade de vida das pessoas, que podem praticar atividades de lazer e esportivas, em seu próprio bairro e perto de suas casas, trazendo mais segurança às famílias, que podem acompanhar de perto os passos de seus filhos.

Já foram contemplados com centro de lazer os bairros: Tatuapé II, Perdizes, Novo Horizonte, Serra Verde, Costa Rica, Paineiras, Parque dos Eucaliptos, Boa Esperança, Eldorado, Jardim Oriente, Jardim São Francisco/Bongue, Paulicéia 2, Parque São Jorge e Jardim Borghese, Bosques do Lenheiro, Avenida 31 de Março, São Francisco Taquaral, Parque Orlanda e Jardim Silvia. Estão em andamento os centros de lazer do Jardim Esplanada, Alto Pompéia e Santa Rica/Avencas.

Maruko afirmou que basicamente, a estrutura do centro de lazer inclui campo de areia, iluminação, fechamento dos alambrados, paisagismo, parque infantil, bancos, lixeiras e bebedouros. Em alguns centros também é construído uma mini-pista de caminhada. Ele frisou que todas as ações implementadas são tomadas em parceria com a comunidade, que após a conclusão da obra, se torna responsável pela sua conservação.

Para Rogério Nocera, presidente da Associação dos Moradores do Bosques do Lenheiro, um dos bairros beneficiados com a construção de centro de lazer, o espaço oferecido tem significado especial, pois atende a uma reivindicação dos moradores de mais de 08 anos. “Há anos estávamos esperando por essa benfeitoria, que cria um espaço de lazer, permitindo maior integração entre as pessoas”.

O secretário de Defesa do Meio Ambiente, Rogério Vidal, explicou que a concretização dos Centros de Lazer é fruto de uma política para atender a comunidade em suas reivindicações e levar esses equipamentos sociais para próximo das comunidades, permitindo que tenham mais saúde e as crianças possam desfrutar de um espaço lúdico para desenvolver suas atividades, com o olhar atento dos pais.

Vidal destacou que a construção do centro é uma grande conquista da comunidade e revela sensibilidade política da atual administração, que está atendendo reivindicações antigas dos moradores levadas ao Executivo por meio de reuniões e audiências públicas, que acontecem às sextas-feiras no Centro Cívico.