A Prefeitura de Piracicaba e o Centro de Reabilitação de Piracicaba assinaram na manhã de hoje, segunda-feira, 24/07, contrato para que a Administração, por meio da instituição, preste atendimento especializado a pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) em idade entre 0 a 6 anos incompletos e familiares. Essa ação é inédita e acontece em parceria com instituição da França, visando o diagnóstico e atendimento precoces de autistas para inclusão social. A cerimônia de assinatura aconteceu no prédio do Centro de Reabilitação, no bairro São Judas, com a presença do chefe do Executivo.

Prefeito Luciano Almeida durante assinatura do contrato

O termo de colaboração assinado contempla gerenciamento, operacionalização e execução de atendimento ambulatorial especializado e habilitação/reabilitação de bebês e crianças autistas em idade entre 0 a 6 anos incompletos, com avaliação, atenção, atendimento e envolvimento de seus familiares, em dependências próprias no município, utilizando a estrutura pública municipal e capacitando pessoal. A meta é de 800 atendimentos/mês e 9.600 atendimentos anuais.

Conforme a coordenadora do setor terapêutico do Centro de Reabilitação, a psicóloga Rebeca Padulla, o projeto de atendimento aos autistas foi estruturado dentro da saúde pública, seguindo orientações do Ministério da Saúde. “O foco do 0 a 6 anos foi muito bem pensado, porque os nossos maiores investimentos dentro da agenda da ONU (Organização das Nações Unidas) são focados na primeira infância e na primeiríssima infância, que é nesta faixa etária de 0 a 6 anos. Todos os recursos têm que ser pensados na primeira infância. E era um serviço que ainda não se tinha no município, porque o diagnóstico no Brasil acontece por volta de três anos”, explicou Rebeca.

Rebeca, Muzilli, Kraide, Luciano Almeida, Bruno Roza e Zezinho Pereira

Ela disse, ainda, que o Centro de Reabilitação está em parceria com instituição da França para a realização deste projeto. “Antes dos três anos de idade, a gente fala de sofrimento psíquico, porque a criança não chega num belo dia e desenvolve o autismo com três anos. No primeiro ano de vida já se identifica os primeiros riscos”, explicou. E acrescentou. “Esse é o nosso objetivo, de fazer o diagnóstico e fazer essa intervenção precoce, já nos primeiros anos de vida, pra fazer o acolhimento e fortalecimento da família num processo de inclusão. O lugar da pessoa com deficiência e da pessoa autista é no território. É isso o que vamos trabalhar. A pessoa chega e tem os fortalecimentos, mas o nosso foco é sustentabilidade, é fazer com que ela vá para a vida. Essa é a nossa missão. Começando o mais cedo possível, o prognóstico dela vai ser cada vez melhor e se desenvolver cada vez mais”, falou.

Para que essa parceria se efetivasse, houve o Chamamento Público 01/2023, portanto, a Prefeitura destinará à OSC (Organização da Sociedade Civil) selecionada o valor mensal de R$ 103.125,52 e total anual de R$ 1.237.506,26 para contribuir com as despesas inerentes aos serviços prestados. O prazo de vigência do contrato é de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período e valor. “Hoje é um dia muito importante, porque não estamos ficando apenas na discussão do que fazer. Estamos, de fato, colocando a ‘mão na massa’, com o intuito de atender a população. As famílias precisam de acolhimento e atendimento”, falou o prefeito Luciano Almeida.

Assinatura do contrato aconteceu na manhã de hoje, no Centro de Reabilitação

“É um passo grande que o Centro de Reabilitação está dando e com essa parceria vamos focar em fazer o diagnóstico precoce, com a intenção de dar todo o suporte para ajudar as famílias”, falou Ricardo Miguel Kraide, presidente da instituição. Participaram da cerimônia também o subsecretário municipal de Saúde, o médico Augusto Muzilli Jr., o secretário municipal de Educação, Bruno Roza, e o vereador Zezinho Pereira.