Em conjunto com a Campanha de vacinação será realizada em 40 postos distribuídos pelo município, no período de 23 a 27 de abril, a Campanha de Prevenção e Diagnóstico precoce do Câncer Bucal em Idosos. Todas as pessoas com idade acima de 60 anos, que procurarem os postos de vacinação serão convidadas a participar de uma avaliação de sua saúde bucal.

As avaliações poderão ser feitas nos seguintes locais: Unidades Básicas de Saúde de Artemis, Vila Rezende, Jupiá, Santa Terezinha, Esplanada, Piracicamirim, Centro, Parque Piracicaba, Campestre, Vila Cristina, Paulicéia, Caxambú, Vila Rezende, Jaraguá, Algodoal, Vila Fátima, Independência, Novo Horizonte, Planalto, Alvorada, Tanquinho, Parque Orlanda, Jardim São Paulo, Anhumas, Ibitiruna, Santana; nas Unidades de Saúde da Família do Santa Rita, São Francisco ,Eldorado, Mario Dedini, Campestre, Cecap, IAA, Tatuapé, Itapuã, Bosque II e também no Senai , Lar Betel, Lar dos Velhinhos e Estação do Idoso.

Segundo a Cordenadora de Saúde Bucal, Dirce Valério da Fonseca, a iniciativa tem como objetivo fazer o diagnóstico preventivo do câncer bucal no maior número possível de pessoas com 60 anos de idade ou mais. Segundo Dirce, na campanha do ano passado foram examinados 3.489 pacientes, dos quais, 212 apresentaram alguma alteração na mucosa da boca e foram encaminhados para tratamento ( medicamentoso ou cirurgico) e complementação de diagnóstico( biópsia) no CEO e para o Orocentro da FOP. O câncer é a segunda causa de óbito para o Estado de São Paulo, atrás somente das Doenças do Aparelho Circulatório. Estima-se que no sexo masculino os casos de câncer na cavidade oral, lábio ou faringe ocupam 6,3% dentre os casos de mortalidade por câncer.

Lamentavelmente o câncer de boca assume posição de destaque entre as diversas neoplasias malignas. O câncer de boca, também chamado de carcinoma, ocupa as primeiras posições no ‘ranking’, dos tumores malignos. O carcinoma de boca está relacionado à condições multifatoriais do meio interno externo, como o fumo, sol, álcool, traumas bucais, predisposição genética, baixa imunidade e outras condições. O câncer de boca quando diagnosticado na fase inicial apresenta grandes possibilidades de cura. A neoplasia pode comprometer qualquer região da boca, sendo mais comum na língua e lábio inferior.

QUANDO SUSPEITAR? O câncer de boca é caracterizado por lesão ou ferida ulcerada persistente, de bordos endurecidos e elevados e que não responde a nenhum tipo de tratamento. Por outro lado, lesões esbranquiçadas ou avermelhadas que comprometem a cavidade bucal, principalmente em fumantes e/ou usuários de álcool, devem ser vistas com cautela, pois são consideradas cancerizáveis e eventualmente podem se tornar malignas. Nas fases mais evoluídas o câncer bucal provoca mal hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço, sangue na saliva e perda de peso.

GRUPOS DE RISCO: O câncer de boca, na grande maioria das vezes ocorre em pessoas do sexo masculino, após os 40 anos de idade, que fazem uso do fumo e/ou álcool, portadores de traumas bucais ou expostos aos raios solares, ou ainda com baixa imunidade. Toda ferida na boca que persista por mais de 15 dias deve ser analisada.

COMO PREVENIR: A prevenção do câncer bucal depende muito do paciente, como não fumar, beber moderadamente, manter boa higiene bucal, evitar próteses traumáticas, utilizar protetor solar, inclusive nos lábios e no caso de suspeita procure um profissional para avaliação. Uma maneira caseira de prevenir o câncer bucal é fazer periodicamente o auto exame.

Principais fatores de risco de câncer bucal:

· Vício de fumar cigarros e cachimbos

· Consumo de álcool

· Exposição continuada à luz solar

· Má higiene bucal

· Próteses dentárias mal adaptadas ou quebradas

· Restaurações ou dentes fraturados ou com bordas cortantes

Fique Atento ! Procure logo um profissional de saúde !

· Feridas na boca que não saram em duas semanas

· Ulcerações pequenas superficiais e indolores

· Manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal.

· Dificuldade de fala, mastigação e deglutição

· Emagrecimento acentuado

· Dor