A Secretaria Municipal de Finanças (Semfi) iniciou ontem, 13/07, o projeto de reestruturação organizacional e modernização de processos internos da área tributária. O primeiro encontro teve a participação do economista Mauro Ricardo Costa, consultor da Fipe (Fundação de Instituto de Pesquisa Econômica), contratada pelo Executivo para fazer a implantação do programa que deverá ser concluído até junho de 2024.

O encontro aconteceu na sala de licitações do Centro Cívico

Telma Trimer de Oliveira Pereira, secretária da Semfi, disse que o objetivo principal é o mapeamento e redesenho de processos, revisão e adequação da estrutura organizacional e dimensionamento de quadro de pessoal, além de capacitação dos servidores. “Essas mudanças vão promover uma maior transparência nos procedimentos tributários, além de agilizar o atendimento aos munícipes”, disse Telma.

Marcelo Pinto de Carvalho, assessor da Semfi e coordenador do projeto, revelou que os trabalhos serão desenvolvidos nos próximos meses pela Fipe em conjunto com equipe técnica da Pasta.

Oficinas sobre cadastro e fluxo de processo também foram realizadas

“É a 1ª vez que um trabalho de reestruturação desse porte está sendo feito nos departamentos de Administração Fazendária e Tributária. Uma valorização para os funcionários que terão a oportunidade de participar do projeto, com capacitações, oficinas, estudos de aprofundamentos nas legislações, além de poderem rever os seus processos e propor melhorias”, pontuou Carvalho.