A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), promoveu, na noite de quarta-feira, 12/07, uma palestra gratuita para agricultores sobre destinação correta de embalagens vazias de agrotóxicos.

Ministrada pelos engenheiros agrônomos da secretaria Daniel Longatto e Felipe Del Lama, a palestra abordou a importância do uso e destinação adequada das embalagens vazias laváveis e não-laváveis de agrotóxicos, visto que o descarte incorreto pode ocasionar risco de intoxicação e contaminar o meio ambiente.

Os agricultores presentes aproveitaram para tirar dúvidas com a equipe da Sema. O engenheiro Daniel Longatto ressaltou que outros encontros como este serão promovidos na secretaria. “Esse contato direto com o produtor foi muito importante porque nos permitiu observar pontos a serem fortalecidos na dinâmica do uso e destinação adequada dos agrotóxicos e suas embalagens, e quanto o trabalho de base ainda precisa ser feito para melhorar a coleta desses resíduos pelos locais de venda e revenda”, explica Daniel.

“Essa ação está alinhada com o projeto que está sendo desenvolvido pela Sema de gestão de resíduos sólidos na zona rural de Piracicaba, para promover mais ações em prol do tratamento correto desses resíduos. Para isso, estamos com muitas parcerias com instituições, agricultores e universidades”, conta a secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame.

Palestra ocorreu na Sema, nesta quarta-feira