A secretária da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente), Nancy Thame, visitou, na manhã da última terça-feira, 11/07, o sítio da família Soledade, no bairro Pau d’Alhinho, conhecida pela descendência da comunidade quilombola de Piracicaba e por manter viva a tradição do Batuque de Umbigada.

O sítio de 25 hectares possui 14 casas, divididas entre a família de seis irmãos, como o senhor Pedro Soledade, que recepcionou a equipe da Sema e contou parte da história da família, ligada à agricultura.

Os Soledade produzem frutas e legumes, como abóbora, mandioca, banana, laranja e mamão, há décadas e desde 2006 comercializam nos Varejões Municipais pães caseiros e doces artesanais feitos com a colheita. Eles também têm criação de porcos e galinhas.

“A riqueza do país é a agricultura”, disse Pedro. “Acho muito bom o trabalho que a Sema está fazendo. Já plantamos muito mais aqui no sítio, mas é difícil manter a família vivendo da terra. É preciso resgatar essa prática”, conta.

A tradicional festa do Batuque de Umbigada, comemorada há 105 anos no sítio dos Soledade, é realizada pela família no mês de junho, e mantém viva essa tradição e herança cultural.

O objetivo da visita, segundo a secretária Nancy Thame, foi conhecer de perto a produção de alimentos e aproximar os produtores do Poder Público. “Foi muito importante conhecermos a história da família Soledade, que contribuiu muito para o município, tanto no âmbito cultural e social como também na segurança alimentar e nutricional, com a produção de alimentos locais. O fomento ao pequeno produtor e a agricultura familiar é um dos principais focos da Sema nesta gestão”, ressalta Nancy.

Sítio da família Soledade fica no bairro Pau D'Alhinho

Senhor Pedro Soledade recebeu a equipe da Sema no sítio da família