Com o intuito de proporcionar lazer e conscientizar as crianças e os adolescentes sobre a importância da atividade física na vida, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) e em parceria com a SME (Secretaria Municipal de Educação), estreou hoje, terça-feira, 11/07, o projeto Vem Brincar, que consiste em programação gratuita de diversas brincadeiras e jogos nesta semana, no período da tarde, das 14h às 17h, no ginásio municipal Waldemar Blatkauskas, em decorrência do período das férias. A cerimônia de abertura teve a presença do prefeito Luciano Almeida; do titular da Selam, Hermes Balbino, e do subinspetor da Guarda Civil, Narzi. Hoje e quinta-feira, 13/07, a programação foi planejada para crianças de 7 a 10 anos de idade, enquanto que amanhã, 12/07, e sexta-feira, 14/07, será direcionada para adolescentes de 11 a 14 anos. Após a recepção, os participantes são divididos em grupos e fazem rodízio pelas três quadras do complexo esportivo, com brincadeiras pensadas para estimular o desenvolvimento motor e também a capacidade cognitiva, acompanhadas de cerca de 25 profissionais. A inscrição da criança para participação pode ser feita na hora. Todas recebem lanches e squeeze.

Irmãos Isabella e Enrico Gonzaga de Oliveira participaram da estreia

“Estamos abrindo nossos espaços para que as crianças possam brincar e aprender, ou seja, criamos alternativas para isso, porque às vezes elas ficam em casa e não têm o que fazer, portanto, esperamos ter bons resultados para as nossas crianças”, falou o prefeito Luciano Almeida.

“As atividades foram planejadas para ativar o lazer no período das férias escolares, estimulando o desenvolvimento motor e cognitivo e também as relações humanas”, afirmou Balbino.

“Todo espaço que promove evento para as crianças, para ocupar o tempo ocioso delas, é muito importante. E Piracicaba tem a vantagem de várias secretarias estarem preocupadas e ocupadas em tornar a vida das crianças melhor”, disse o Narzi.

Conforme Viviane Mazzuchelli, que integra a equipe de professores do projeto Vem Brincar, entre as brincadeiras planejadas estão caça ao tesouro, pega-pega e queimada. “É um momento para adquirir conhecimento de forma prazerosa e alegre”, explicou.

Prefeito Luciano Almeida, com microfone, e tirular da Selam, Hermes Balbino, durante evento de abertura do Vem Brincar APROVAÇÃO – Os irmãos Isabella e Enrico Gonzaga de Oliveira, de 9 e 7 anos, respectivamente, participaram da estreia do projeto e aprovaram a iniciativa. “É muito legal para brincar e fazer amizades”, comentou Isabella. “Quero me divertir e brincar bastante”, complementou Enrico. Para a mãe deles, Marcelle Moscato, 41, professora de educação física, que estava observando os filhos da arquibancada do ginásio, o projeto Vem Brincar é ideal para o período de recesso escolar. “Aqui é um espaço para se desenvolverem e fazerem novos amigos, que é tudo que eles gostam”, afirmou.