Os 36 mil alunos da Rede Municipal de Educação começaram a receber, pela primeira vez na história, os kits de uniforme escolar. Os primeiros a receber foram os alunos da Escola Municipal Professor Taufic Dumit, localizada no Vila Sônia. Foram entregues pela Prefeitura, durante o programa Pira nos Bairros, realizado na escola, no sábado, 08/04, 471 kits para todos os alunos matriculados na unidade.

Cada um dos kits é composto por camisetas (manga curta, manga longa e regata), calça, bermudas, short saia, jaqueta, meias, tênis e mochila. É meta da Prefeitura entregar todos os 36 mil kits entre o final do mês de julho e o início do mês de agosto, logo após o recesso escolar.

Ao todo serão mais de 450 mil itens entregues aos alunos da Rede Municipal de Educação e que vêm sendo entregues diretamente nas 124 unidades entre a Educação Infantil e Ensino Fundamental. Com investimento total de R$ 29.942.800,00, a política pública está garantida para os anos de 2023 e 2024, ou seja, o montante total contratado será utilizado para ofertar os itens por duas ocasiões aos alunos. Em dois anos, serão entregues para os alunos da Rede Municipal de Educação, quase 960 mil itens. No momento da entrega dos kits, o prefeito Luciano Almeida destacou todo o trabalho que vem realizando na área da educação. “Se eu espero um dia ser lembrado por algo que vou deixar no meu mandato é o que foi feito pela educação. A gente sabe que nem sempre todas as crianças podem ter um tênis, uma mochila, uma camiseta e agora todos são iguais. Com os investimentos, obras, capacitações, nós vamos ter uma qualidade de ensino igual ou melhor do que as escolas privadas de Piracicaba. Talvez esse seja um dos dias mais felizes da minha gestão, estar aqui, e entregando esses uniformes”, enfatizou o chefe do Executivo.

A aluna Lívia Rodrigues Soares recebeu o primeiro kit de uniformes da Rede Municipal de Educação das mãos do prefeito Luciano Almeida.

“Finalmente conseguimos vencer todos os processos burocráticos e todos aqueles que tentaram impedir essa importante política pública e iniciamos oficialmente a entrega de 36 mil kits de uniformes. Nós estamos colocando todos os nossos alunos em pé de igualdade, como deve ser a educação pública”, destacou o secretário da Educação, Bruno Roza, durante a solenidade de entrega. “Os alunos uniformizados, eles acabam se sentindo pertencentes à comunidade. É um instrumento importante que inclui todos os alunos. Até pouco tempo eles eram vendidos na escola e nem todo mundo tem condições de comprar. Agora a Prefeitura fornecendo todos tem seu acesso garantido”, destaca a diretora da Escola Taufic Dumit, Érica Gonçalves Pereira. “O uniforme só veio para acrescentar. Eu trouxe meus filhos pra cá, de uma escola particular, em junho do ano passado, e estou muito satisfeita com o colégio e com os uniformes. Na volta do recesso, todo mundo uniformizado e com a roupa de ir pra escola certinho agora”, comemora Hany Ferraz da Silva, mãe de três filhos e alunos da Escola Taufic Dumit.

Durante o Pira nos Bairros foram entregues 471 kits de uniformes para todos os alunos da Escola Taufic Dumit.

E as crianças também deram a sua opinião sobre os novos uniformes. No palco, emendaram um grande “sim” quando indagados pelo prefeito se gostaram do kit. Pela turma, a aluna Laura da Silva Fernandes Fischer, do 5º ano C, comentou que achou todas as peças do kit muito bonitas e que a peça que mais gostou foi a camiseta. “É importante ressaltar que caso haja algum tipo de alteração de tamanhos ou ausência de itens, a SME terá estoque suficiente para garantir a troca e a reposição dos mesmos. A nossa Rede terá garantida essa política pública e rogo que perpasse as gestões”, finaliza Roza.

A aluna Laura da Silva Fernandes Fischer, do 5º ano C da Escola Taufic Dumit, comentou que achou todas as peças do kit muito bonitas e a que mais gostou foi a camiseta.

ENTREGA DA REFORMA – Também durante o evento, a Prefeitura de Piracicaba entregou oficialmente à comunidade do Vila Sônia a reforma da Escola Taufic Dumit. Ao investimento de mais de R$ 274 mil, a unidade teve uma recuperação estrutural completa para a contenção de trincas e rachaduras, além da execução de fechamento de divisa com mureta e alambrados, execução de novo passeio público e pintura em geral. Durante o ato de entrega da reforma, o prefeito Luciano Almeida também anunciou que a Prefeitura fará a revitalização da quadra poliesportiva da unidade. Segundo a diretora Érica Gonçalves Pereira, gestora da unidade há 16 anos, a reforma era muito esperada pela comunidade. “Sou gestora da unidade há 16 anos e nunca recebemos uma reforma tão completa quanto essa. A gente prima pela qualidade do ensino e a estrutura está diretamente relacionada com essa qualidade, e com a reforma a nossa escola ficou nova de novo”, enfatiza.

Ao lado da diretora Érica Gonçalves Pereira, o prefeito Luciano Almeida e o secretário de Educação Bruno Roza entregam para a comunidade do Vila Sônia as obras da Escola Taufic Dumit.