Sob o tema Muito Mais que um Dia!, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), em parceria com o Sesc, promoverá na quarta-feira, 31/05, a 29ª edição do Dia do Desafio, evento que busca motivar a população para a prática de exercícios físicos, favorecendo a saúde física e mental, a harmonia e a convivência social.

No Dia do Desafio a proposta é incentivar a atividade física por parte das pessoas

Ao todo serão seis atividades gratuitas oferecidas pela Selam ao longo do dia: três pela manhã, no Engenho Central, na saída da passarela Pênsil, e três no período da tarde, no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas. A primeira atividade está prevista para às 7h30 e a última às 17h30. O registro é realizado por foto ou vídeo postado na rede social do participante com a #diadodesafio2023. Assim como aconteceu no ano passado, o Dia do Desafio não terá a tradicional competição entre cidades.

A proposta do Dia do Desafio é incorporar a atividade física na vida das pessoas

Clevis Spada, chefe de Divisão e Atividades Motoras da Selam, ressalta que o Dia do Desafio é importante para conscientizar a população para a prática de atividades físicas durante a sua rotina semanal, para a melhoria de sua qualidade de vida.

Cintya Girio, supervisora do setor Físico Esportivo do Sesc, diz ser necessário que a prática de atividade física seja constante e o Sesc segue em contato o ano todo, avançando na elaboração de propostas e aprofundando o olhar para novas possibilidades de apropriação de espaços físicos, motivando as pessoas a encontrarem o seu esporte ou atividade física. As pessoas podem conferir os horários e a relação das atividades que serão oferecidas pelo Sesc Dia do Desafio no portal sescsp.org.br/piracicaba.

O DIA – A campanha do Dia do Desafio é uma iniciativa global da Tafisa (The Association For International Sport for All), que no Continente Americano é coordenada pelo Sesc SP e conta com apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association) e da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Um de seus papéis fundamentais é fortalecer a adesão e manutenção da prática regular de atividade física como parte do estilo de vida das pessoas, em prol do seu bem-estar e qualidade de vida. Idealizada no Canadá, em 1983, a data propõe que as pessoas interrompam a rotina para praticar qualquer atividade física por pelo menos 15 minutos consecutivos.