Técnicos do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) vieram a Piracicaba para conhecer os programas de proteção ambiental e conservação de solo oferecidos pelo Governo Estadual e pela Prefeitura, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), ontem, terça-feira, 24/05.

Na primeira parte da visita os técnicos reuniram-se na sede da Cati Regional de Piracicaba (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada), recebidos pelo diretor Maurício Perissinotto, com apresentações sobre as experiências desenvolvidas em prol do manejo e conservação de solo, por meio da Cati, e do programa municipal PSA (Pagamento por Serviços Ambientais), coordenado pela Sema.

A secretária Nancy Thame apresentou os programas existentes na Sema, como o PSA, Selapir (Selo Local de Alimentos de Piracicaba), Patrulha Agrícola, Programa Municipal de Agricultura Urbana, entre outros. “Todos esses programas estão alinhados com o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, previsto no último Plano Diretor do município, e têm como objetivo fomentar a produção local de alimentos, dar apoio aos pequenos agricultores e à agricultura familiar e trazer mais desenvolvimento e infraestrutura à zona rural”, destaca Nancy.

Em seguida, o engenheiro agrônomo Daniel Longatto, da Sema, apresentou o programa PSA, que consiste em um sistema de remuneração aos produtores rurais que desenvolvem práticas sustentáveis para preservação de rios e nascentes em suas propriedades. Desde a primeira edição, em 2018, o programa já recebeu 73 inscrições e pagou cerca de R$ 360 mil aos produtores.

No período da tarde foi realizada uma visita técnica na Associação Aliança de Misericórdia, no bairro Pau Queimado, para apresentar o projeto de restauração ecológica e produção de água que está sendo feito na propriedade com o apoio do PSA.

O coordenador de projetos da Associação, William Rogers da Silva Bispo, contou os avanços e melhorias realizados no sítio com os recursos recebidos por meio do PSA, no qual eles se inscrevem anualmente, desde 2018. “Com o dinheiro recebido pelo PSA de anos anteriores, fizemos a manutenção das bombas de água e da estação de tratamento de esgoto e estamos finalizando a construção de um barracão para coleta de resíduos sólidos e reciclagem”, disse William.

Diniz Dias, diretor de Extensão Rural do IDR-Paraná, agradeceu a recepção de Piracicaba e explicou que o Instituto, ligado ao Governo Estadual, atua com serviços de pesquisa e extensão rural. “É importante essa proximidade do Estado com as prefeituras, para efetivação das ações de desenvolvimento rural”, disse Diniz, que também estava acompanhado pelos técnicos Amauri Pinto, Richard Golba e Avner Gomes.

Equipes durante visita em propriedade participante do PSA

Comitiva visitou a Associação Aliança de Misericórdia, no Pau Queimado

Secretária Nancy Thame apresentou os programas desenvolvidos em Piracicaba, pela Sema