Equipes da Vigilância Sanitária Municipal (Visa), vinculada à Secretaria de Saúde, realizaram diligências para averiguar três denúncias anônimas de maus tratos em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI). Nestas ações, foram confirmadas irregularidades e 17 moradores foram devolvidos as suas famílias.

Conforme nota técnica da Visa, duas diligências aconteceram nos dias 7/03, na rua Zeferino Bacchi, com 14 idosos, e no dia 8/03, na rua Riachuelo, com três idosos. Com a ação, verificou-se que as denúncias procediam, que os responsáveis estavam descumprindo a legislação sanitária, que havia falta de condições de habitabilidade para o abrigamento dos idosos. Assim, foram lavrados auto de infração; auto de interdição do local; termo de intimação para a retirada imediata dos idosos, e boletim de ocorrência. A destinação dos idosos às famílias foi de responsabilidade do proprietário do local arrolado na apuração da infração.

Ainda hoje, 13/03, foi realizada nova diligência em um terceiro endereço, desta vez em residência na rua Samuel Neves. Os procedimentos técnicos ainda estão em andamento e o boletim de ocorrência não foi lavrado. Após essa etapa, será elaborada nota técnica sobre a situação para providências da Visa.