Aconteceu nesta quinta-feira, 02/03, o IV Encontro das Secretarias de Agricultura da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), desta vez sediado pelo município de Rio Claro, com palestras e discussões sobre o SIM (Serviço de Inspeção Municipal).

A equipe da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) participou e deu apoio na organização do evento, que acontece trimestralmente desde outubro de 2021 e visa trazer palestras e discussões acerca do desenvolvimento rural sustentável dos municípios.

O encontro reuniu cerca de 80 pessoas de 27 municípios, além de técnicos da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), integrada à SAA (Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento).

Durante o período da manhã, o público assistiu a palestra “Desenvolvimento e diagnóstico do Serviço de Inspeção Municipal da RMP”, ministrada pelo diretor técnico da Cati de Mogi Mirim, Diego Barroso. Segundo ele, de 645 municípios do Estado de São Paulo, 131 estão com o SIM ativo e a equipe da Cati está trabalhando para que este número aumente nos próximos anos.

Logo em seguida, o médico veterinário Elias Hussni fez a apresentação do SIM no município de Rio Claro, que já conta com 13 estabelecimentos cadastrados e é um dos oito municípios do Estado que também está certificado pelo SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).

A realização do encontro foi da Prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria de Agricultura, com apoio de um grupo de municípios que já sediaram o evento, como Piracicaba, Analândia, Limeira, São Pedro e Capivari. Os encontros também contam com a parceria da equipe da Cati.

“A cada três meses buscamos promover esses encontros em diferentes municípios da RMP e trazer conteúdos que interessam a todos. Nas próximas semanas vamos marcar uma reunião virtual para discutir os encaminhamentos para reivindicarmos mais avanços para nossa região”, afirmou a secretária da Sema, Nancy Thame.

O SIM – Piracicaba é um dos poucos municípios do Estado que possui o SIM ativo. O programa é responsável por certificar alimentos de origem animal, comercializados no município que atendem o controle de qualidade e higiene em seu processo de produção, como embutidos cárneos, pescados, queijo, ovos, mel, entre outros.

Ao solicitar o selo, a equipe técnica da Sema faz o processo de monitoramento, inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, analisando desde a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização que assegura ao consumidor a qualidade e a higiene no processo de produção do produto.

Encontro de Secretarias de Agricultura reuniu 80 pessoas

Secretaria Nancy Thame representou o prefeito Luciano Almeida na abertura