Com o intuito de discutir ações de trabalho para conservação e valorização do patrimônio histórico de Piracicaba e alinhar procedimentos técnicos, a diretoria da Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial) reuniu-se na última sexta-feira, 3/02, com integrantes do Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural).

Pezzato e Ariele, do Codepac, junto de Cachioni, Lazzerini e Andrea, da Semuhget Representando a Semuhget, participaram do encontro a titular da Pasta, Andrea Ribeiro Gomes; o chefe do DPH (Departamento de Patrimônio Histórico), Marcelo Cachioni, e o assessor responsável pelo DPH, DPlan (Departamento de Planejamento), DGeo (Departamento de Geoprocessamento e Banco de Dados) e Dprop (Departamento de Gestão de Áreas e Próprios Municipais), Fabio Lazzerini. Já o Codepac esteve representado pelo presidente, Esio Antônio Pezzato, e pela secretária Ariele Rossetto. “Como tivemos atualizações na Secretaria, abrangendo o nome e procedimentos internos, é de extrema importância que todos que colaboram conosco no trabalho pelo município fiquem atualizados também. E essa reunião com o Codepac foi justamente para isso, para alinharmos processos e continuarmos desenvolvendo ações para conservação e valorização do patrimônio histórico da cidade”, explicou Andrea Ribeiro Gomes. Um dos temas discutidos na reunião foi o de denúncias de construções e reformas irregulares em imóveis tombados como patrimônios. “Muitas pessoas começam a fazer reformas em prédios que são patrimônios culturais sem autorização do Codepac e da Prefeitura, e desde janeiro a fiscalização de obras particulares compete também à Semuhget, que deve embargar estas obras irregulares”, falou Cachioni. “Essas reformas sem permissão não podem acontecer. Diante de casos assim, o Codepac, junto da Secretaria, ficará atento e vai impedir a continuidade”, afirmou Esio Antônio Pezzato.