Após as últimas chuvas que atingiram o município na última semana – só na sexta-feira, 13/01, em duas horas, choveu 89 mm –, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) faz o monitoramento e reparos emergenciais de pontes e estradas da zona rural que foram danificadas. Seis pontes sofreram danos.

No bairro Pedra Branca houve uma ponte danificada, na PIR 010/302, com uma erosão na cabeceira. A passagem está liberada, mas a equipe dará prioridade para sua manutenção. A previsão para início dos reparos é a partir desta quarta-feira, 18/01, e deve ser concluída até a semana que vem.

A Sema sinalizou duas pontes na “estrada do Cera” (PIR 022), na região do bairro Santa Teresinha, na divisa do perímetro urbano com o perímetro rural, que tiveram as vigas danificadas. A passagem está liberada e a previsão de início das obras é para semana que vem, a depender da pausa das chuvas, com conclusão prevista até o fim de janeiro.

Ponte na estrada do Cera (PIR 022) teve as vigas danificadas

A ponte do Casarin (PIR 017W), localizada no bairro Monte Branco e divisa com o município de Saltinho, teve a cabeceira danificada e foi interditada pela equipe da Sema. O desvio deve ser feito pelo bairro Zuin, pela estrada PIR 018/260. De acordo com a secretaria, por conta da terra úmida e a alta vazão do ribeirão que passa embaixo da ponte, é necessário esperar a pausa deste período de chuvas para iniciar os reparos, considerando a dificuldade de manutenção nessas condições e por oferecer risco aos operadores. Assim que os reparos forem iniciados, a previsão de conclusão é de 30 dias trabalhados.

Ponte do Casarin, no bairro Monte Branco está interditada

Na região da Usina Costa Pinto, no bairro Vila Breda, há duas pontes interditadas na PIR 011N, uma de madeira e outra de concreto. A empresa Raízen já realizou outros trabalhos em parceria com a Sema e se prontificou em ajudar na reforma das pontes com maquinário e mão de obra, contando com o fornecimento de materiais pela secretaria.

Ontem, segunda-feira, 16/01, a equipe fez o desassoreamento de um mata-burro no bairro Floresta (estrada PIR 007/017W), instrumento usado em propriedades rurais para impedir a fuga de animais de grande porte.

A secretária Nancy Thame, da Sema, afirma que a equipe está realizando o monitoramento de demais pontes e programando as manutenções que são possíveis no momento. “Temos feito um grande trabalho na perenização das estradas rurais e conservação de pontes, mas este período com chuvas de grande intensidade acaba afetando algumas estruturas que dependem do tempo seco para execução dos reparos”, disse.

Equipe também fez o desassoreamento de mata-burro no bairro Floresta