Equipes trabalham para remover árvores e galhos A chuva voltou a castigar Piracicaba na noite de ontem, 13/01. Em apenas duas horas choveu 86 mm no município. A título de comparação, até ontem, havia chovido 107 mm nos 13 primeiros dias do ano. Na soma, em 14 dias já choveu 193 mm na cidade. Desde ontem à noite, força-tarefa da Prefeitura trabalha para amenizar os efeitos da chuva e atender a população atingida tanto na zona urbana quanto rural. Não há registro de vítimas nem desabrigados, segundo a Defesa Civil.

Foram registradas quedas de árvores e galhos em vários pontos, que já estão sendo retirados pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), em parceria com a CPFL. Força da água levou calçada e exposas redes no Monte Líbano

Na Vila Rios e Vila Maria Helena, região de Santa Terezinha, a água das chuvas alagou algumas residências. Equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) está no local nesta manhã para cadastrar as famílias atingidas. Equipes da Prefeitura já realizam a limpeza das ruas na Vila Maria Helena. Equipes trabalham na limpeza da Vila Maria Helena

DANOS ESTRUTURAIS – O córrego do Enxofre voltou a transbordar, como ocorreu na terça-feira, 10/01, e atingiu vias da região do Castelinho, principalmente as avenidas Jaime Pereira e Francisco Abel Pereira. Passarela sobre o córrego, na Francisco Abel Pereira, que havia sido danificada no meio da semana, consertada e liberada ontem, teve de ser interditada novamente, até limpeza e conserto. Prefeitura realiza limpeza nas avenidas Jaime Pereira e Francisco Abel Pereira

Aduela na ponte da avenida Jaime Pereira foi totalmente obstruída e terá de ser limpa novamente. Equipes da Simap trabalharam nesta manhã para lavar trechos das duas avenidas – Jaime Pereira e Francisco Abel Pereira – que ficaram tomados pela lama.

No Monte Líbano, na rua Senador Saraiva, altura do 1.450, força da água levou a calçada, expondo a galeria de água pluvial e a rede de esgoto.

Na Zona Rural, duas pontes foram danificadas. Uma delas, na Estrada Modelo, terá de ser totalmente reconstruída. Ponte da Estrada Modelo foi danificada pela força das águas

Os serviços para recuperação dessas estruturas serão realizados durante a semana.

TRÂNSITO – A chuva forte causou transtorno no trânsito. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transporte (Semutran), houve pontos de alagamento com congestionamento nas avenidas Primeiro de Agosto, Rio Claro, Limeira, Pádua Dias, Professor Alberto Vollet Sachs e no entorno do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Passarela na Francisco Abel Pererira voltou a ser danificada

As avenidas Jaime Pereira e Abel Pereira, região do Castelinho, que foram inundadas pelo córrego do Enxofre na terça-feira, dia 10/01, voltaram a ficar alagadas. Alguns motoristas que se arriscaram a passar ficaram presos e tiveram ajuda de agentes da Semuttran e de populares para retirar seus veículos.

Ainda segundo a Semuttran, raios danificaram grupo semafórico no cruzamento das avenidas Limeira com Monsenhor Martinho Salgot. O serviço foi restabelecido às 23h30. Na manhã de hoje, não há nenhuma via obstruída e o trânsito flui normalmente. Árvore caiu na rua Ipeuna, região de Santa Terezinha

ATENÇÃO – De acordo com a Defesa Civil de Piracicaba, a previsão para o fim de semana é de pouca chuva: 8 e 10 mm, para hoje a amanhã, respectivamente.

A Defesa Civil segue monitorando rios e pontos de alagamento. Às 11h, o rio Piracicaba estava com 3,74 metros de altura de nível e 308 m3 de vazão, em estado de alerta. O rio chega ao estado de atenção ao atingir 3,2 metros; ao estado de alerta aos 3,7 metros e ao estado de emergência com 4,2 m e extravasa ao atingir os 4,7m. Ponte da Jaime Pereira obstruída

Os pontos que podem alagar em Piracicaba são: avenida Armando de Salles Oliveira, entre o Terminal Central de Integração (TCI) e avenida Independência; avenida 31 de Março e rua Gomes Carneiro com rua Santa Cruz. Motoristas e pedestres devem evitar esses locais em caso de chuvas fortes.

Quanto ao rio Piracicaba, em caso de transbordamento, os pontos de alagamento ficam na região da Rua do Porto, avenida Beira Rio, Bongue, avenida Cruzeiro do Sul, avenida Jaime Pereira, Ondas, Algodoal, Ondinhas, São Francisco, Estoril, Jupiá, Gran Park e Ártemis. No caso do rio Corumbataí, os pontos que podem alagar ficam em Santa Terezinha, Vila Rios e IAA-Bessy.

O ribeirão Piracicamirim pode transbordar em pontos no Serra Verde, Ipanema, Astúrias, Bosque da Água Branca, Maracanã, Morumbi, Vila Independência e trechos da avenida Alberto Vollet Sachs.

As pessoas que vivem em áreas de risco e se sentirem em perigo podem ligar para os telefones 199 (Defesa Civil) e 153 (Guarda Civil), Corpo de Bombeiros (193) e solicitar apoio. A Defesa Civil do Estado de São Paulo disponibiliza um canal de informações para a população que alerta para eventos meteorológicos. Para receber os informes no celular, basta enviar um SMS com o número do CEP da residência para o número 40199. Informações gerais podem ser acessadas em: http://www.spalerta.sp.gov.br/.