O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, esteve em Piracicaba nesta sexta-feira, 13/01, para fazer a entrega de viaturas e equipamentos para a Defesa Civil de 48 municípios paulistas. O prefeito Luciano Almeida aproveitou a oportunidade para apresentar ao governador algumas reivindicações importantes para o desenvolvimento de Piracicaba e da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP).

O encontro aconteceu nesta sexta-feira, no Engenho Central

Entre os principais pedidos constam a antecipação do cronograma de investimentos do Anel Viário e dois dispositivos na SP-304, a retomada da licitação do Lote 10 do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), que contempla quatro projetos de pavimentação de estradas vicinais no município, a implantação do curso de Medicina na cidade, em parceria com a Unicamp, e celeridade no processo de regulamentação da Lei de Criação da Região Metropolitana de Piracicaba (RPM). As pautas voltarão a ser discutidas em novo encontro a ser agendado no Palácio dos Bandeirantes. Luciano Almeida ressaltou os bons resultados das parcerias entre o município e o Governo do Estado e citou como exemplo a obra de desassoreamento do ribeirão Piracicamirim, finalizada em junho do ano passado, realizada pela Prefeitura de Piracicaba e o Governo do Estado pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), por meio do programa Rios Vivos. “A obra até aqui se mostrou eficaz, uma vez que não houve transbordamento do manancial nesta época das chuvas de verão”, ressaltou Luciano Almeida.

O teatro municipal Erotides de Campos recebeu vários prefeitos da região O governador ressaltou que já estuda a viabilização de projetos que trabalham com o desassoreamento dos rios e com a macrodrenagem, marcada pela retirada do excesso de água no solo. Ele frisou que o trabalho em parceria entre prefeitos e o Estado será fundamental para dar respostas rápidas às demandas de cada município em todos os segmentos e não apenas na Defesa Civil. “As portas do Palácio dos Bandeirantes estarão sempre abertas para atender os prefeitos”, declarou Tarcisio de Freitas. VIATURAS – O Engenho Central foi escolhido pelo Governo do Estado para sediar evento no qual foram entregues 48 viaturas e 89 equipamentos da Ação de Aparelhamento, sendo 48 kits de combate a incêndio, 38 motosserras, dois geradores e uma tenda. Também foram anunciados procedimentos para a celebração de convênio de obras preventivas e recuperativas, como construção de pontes e muros de contenção e gestão de risco de desastres para vários municípios. O investimento total destas ações é da ordem de R$ 2,6 milhões.

48 viaturas foram entregues no Engenho Central Luciano Almeida agradeceu por Piracicaba ter sido escolhida como sede do evento e elogiou a iniciativa do governador Tarcísio de Freitas por se aproximar dos prefeitos e assim selar uma boa parceria logo nos primeiros dias da sua gestão.