A Prefeitura, por meio das secretarias de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e de Agricultura (Sema), realiza amanhã, sábado, 08/10, a atividade O Horto e a Agroecologia no Horto de Tupi, das 8h às 12h. A ação é gratuita e aberta a toda a população. Será disponibilizado um ônibus, também de forma gratuita, para facilitar o acesso dos participantes ao Horto de Tupi (leia abaixo).

O objetivo do evento é comemorar o Dia Nacional da Agroecologia, com a realização de diversas atividades, como exposição de iniciativas agroecológicas, oficinas, exposição de plantas medicinais, plantio, distribuição de mudas de hortaliças, aula de yoga, palestras e roda de conversa. Evento O Horto e a Agroecologia terá com oficinas, exposição de plantas medicinais, plantio e aula de yoga

A data, comemorada em 03/10, foi criada para homenagear a engenheira agrônoma Ana Maria Primavesi, pioneira nos estudos sobre manejo ecológico do solo, agroecologia e agricultura orgânica, além de chamar a atenção para a importância dessa ciência, que vai além da pesquisa. A agroecologia é uma prática que integra a produção de alimentos de forma sustentável e saudável (sem o uso de agrotóxicos) privilegiando o uso dos recursos naturais de forma consciente, mantendo e respeitando o meio ambiente e as relações socioambientais. Todas as ações do programa Vem Pro Horto são gratuitas e abertas ao público

“O Horto e a Agroecologia é um evento muito especial, construído a muitas mãos, e com muito carinho. Dentre as várias atividades, destacamos a palestra Histórias de Vida e Agroecologia, pela escritora Virginia Knabben, autora da biografia da pesquisadora e também escritora, Ana Maria Primavesi, ícone e expoente da agroecologia. Outra ação relevante que vai acontecer no evento é o lançamento do último livro de Ana Maria Primavesi, pela editora Expressão Popular. Será uma manhã recheada de atividades, na qual os participantes poderão conhecer um pouco mais sobre esse tema tão importante”, explica Giovanni Batista Campos, analista ambiental da Sedema e membro do comitê gestor do Horto de Tupi.

A ação faz parte do programa Vem Pro Horto; esta edição realizada em parceria com o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Fatep, OCA/Esalq/USP, Gepanp, Gedepe, GeoApis, Chácara Brasil, Feira Vegana e Agroecológica, BeSeed, USP Recicla e Movimento Tô Aqui. Conta ainda com apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), TUPi Transportes e Guarda Civil Municipal. Também integra a Semana Agroecológica Piracicaba Orgânica (Sapo).

ÔNIBUS – Todas as edições do programa Vem Pro Horto contam com ônibus gratuito, por meio do apoio e parceria da Semuttran e TUPi Transportes. Para o dia 08/10, o ônibus sairá da plataforma B03 do Terminal Central de Integração (TCI), às 7h10, e pode ser pego em qualquer ponto de ônibus urbano durante o trajeto. O retorno do Horto será às 12h10. O itinerário está disponível no site da TUPi (linha 221 – Horto de Tupi): https://www.tupitransporte.com.br/linhas-e-horarios