O prefeito Luciano Almeida participou na manhã de hoje, terça-feira, 12/07, da cerimônia de lançamento da pedra fundamental da planta de biogás que será construída anexa ao Bioparque Costa Pinto, na estrada rodovia Hermínio Petrin, em Piracicaba. A unidade, a primeira do país dedicada à produção de gás natural renovável, o biometano, terá investimento de R$ 300 milhões da Raízen e vai colocar Piracicaba na vanguarda da energia renovável, com expectativa de produção de 26 milhões de m³ por ano. A inauguração está prevista para 2023.

Representantes da Raízen e do poder público, durante descerramento da placa

O evento contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo (Semdettur), José Luiz Guidotti Júnior, de Defesa do Meio Ambiente, Alex Gama Salvaia, de Agricultura e Abastecimento, Nancy Ferruzzi Thame, e da Ação Cultural, Adolpho Queiroz. Todos os convidados foram recepcionados por Francis Queen, vice-presidente de Etanol, Açúcar e Bioenergia (EAB) da Raízen.

Francis Queen e o prefeito Luciano Almeida

De acordo com o prefeito Luciano Almeida, a parceria entre a atual Administração e a Raízen é bem-sucedida e fortalece, definitivamente, o nome de Piracicaba como o maior centro mundial do segmento do agro. “O desenvolvimento tecnológico para a produção de biometano a partir de resíduos da produção sucroalcooleira certamente vai conferir um valor agregado ainda maior ao nosso município”, ressaltou Luciano Almeida.

A inauguração da nova planta está prevista para 2023

Segundo Francis Queen, o investimento consolida o posicionamento da companhia como uma empresa integrada de energia, que investe em inovação para garantir a sustentabilidade de seus negócios a longo prazo e desenvolvimento local. “A nova planta de biometano ampliará nosso portfólio de soluções em energia rumo à transição energética necessária para o país e seguindo as demandas do mundo por soluções mais limpas. Investimentos como esse refletem nossa busca constante por soluções que atuam de maneira efetiva na redução das emissões, minimizando os impactos dentro e fora de nossas operações”, destaca Queen.

ECOSSISTEMA – José Luiz Guidotti Júnior disse que o investimento da Raízen, com foco em soluções tecnológicas de energia e produtos renováveis, vai se conectar perfeitamente com o ecossistema de inovação da cidade, alicerçado pelo grande número de startups ligadas ao Agro aqui instaladas. “Saímos na frente, novamente, com a criação do 1º Bioparque de energia do mundo, que além de tudo vai gerar aproximadamente 250 empregos diretos e indiretos na implantação da planta em Piracicaba”, destacou.

A nova planta vai gerar 250 empregos diretos e indiretos

Alex Gama Salvaia disse que a produção de fontes de energia limpas e renováveis em escala comercial como o proposto pela Raízen, com um grande potencial para reduzir a emissão direta de gases de efeito estufa provocados originalmente pelos combustíveis fósseis, sempre será bem-vinda.