A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) realizou nesta manhã, 06/05, a aula inaugural dos cursos oferecidos pelo Senac e Senai, por meio de parceria com a Prefeitura, que está investindo R$ 636 mil para a qualificação profissional nas áreas de serviços, comércio, indústria e tecnologia.

Representantes do Senac, Senai e Semdettur, durante aula inaugural

Cento e quarenta e oito alunos selecionados no 1° bloco compareceram ao evento desta sexta-feira, matriculados nos cursos de edição de imagem, estratégias de marketing digital para e-commerce, reflexologia, manicure e pedicure, massagem estética modeladora e operador de máquina de usinagem convencional. Além de José Luiz Guidotti Júnior, titular da Semdettur, participaram da aula inaugural João Carlos Goia, gerente do Senac, e Ophir Figueiredo Júnior, diretor do Senai.

O 1º bloco recebeu 773 inscrições on-line, o que representa uma disputa de quase quatro candidatos para cada vaga oferecida. Dos matriculados, 80% são mulheres, 57% possuem ensino médio completo, sendo que 79% estava desempregado ou em busca do primeiro emprego. No total serão oferecidas 644 vagas gratuitas, com a realização de 36 cursos presenciais que atendem a demanda das empresas locais, vocações comerciais e resultados de pesquisas realizadas pela própria Semdettur.

José Luiz Guidotti Júnior lembrou que os cursos oferecidos estão em total sintonia com as principais demandas do mercado e que a oportunidade oferecida é muito significativa porque representa um diferencial competitivo para quem busca a oportunidade de emprego.

"Vocês, selecionados para essa primeira fase, são privilegiados, porque a vaga para esses cursos foi muito disputada. Espero que essa oportunidade seja transformadora na vida de cada um", declarou Guidotti aos alunos.

ALUNOS – Enzo Polizel Bonazzi, 22 anos, matriculado no curso de estratégias de marketing digital para e-commerce, elogiou a iniciativa da Prefeitura, lembrando que os cursos oferecidos são de extrema relevância. "Eu faço parte do seleto grupo dos 25% selecionados nesta fase. Vou aproveitar para investir em novos conhecimentos na área de Tecnologia de Informação (TI)", comentou.

Enzo Bonazzi elogiou a iniciativa da Prefeitura

Larissa Rodrigues de Almeida, 32, desempregada desde 2016, não escondeu a sua satisfação ao ter sido escolhida para fazer o curso de operador de máquinas de usinagem convencional. Mesmo sendo mãe e tendo que enfrentar dupla jornada, ela disse estar motivada para enfrentar este novo desafio. "Agradeço a Prefeitura, porque é muito difícil para quem está desempregado, fora do mercado de trabalho, conseguir pagar qualquer tipo de curso de qualificação", confidenciou Larissa.

Larissa está motivada para enfrentar o novo desafio