As vistorias para o trabalho de restauração ecológica de onze propriedades rurais na microbacia do ribeirão dos Marins foram iniciadas na última quinta e sexta-feira, 28 e 29/04, pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), e a empresa Progaia, que será responsável por executar o plano de trabalho.

A ação será realizada por meio do programa municipal PSA (Pagamento por Serviços Ambientais), da Sema, e fará a restauração ecológica de 21 hectares em áreas de APPs (Área de Preservação Permanente) e de Reserva Legal, além do cercamento em áreas com pastagem.

O objetivo das visitas, também acompanhadas por técnicos do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e da Agência das Bacias PCJ, foi para fazer a apresentação da empresa aos agricultores e uma vistoria da área destinada ao projeto.

Nesta semana, a empresa iniciará o preparo das áreas para o plantio de mudas de espécies nativas. O plano de trabalho prevê a conclusão desta fase de implementação até julho, mas o serviço contratado contempla a manutenção da área pela empresa por dois anos.

Os recursos para a execução do projeto foi possível após a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema, ter sido contemplada no final de fevereiro com o recurso de R$ 450 mil, proveniente de edital da Agência das Bacias PCJ, para uso em restauração ecológica, sem necessidade de contrapartida.

“Estamos muito dedicados neste projeto e temos certeza que será um trabalho intenso, mas muito importante e com um imenso impacto positivo para o restabelecimento de ecossistemas degradados”, afirma Nancy Thame, secretária da Sema.

Técnicos da Sema e do Semae com proprietário durante a vistoria

PSA fará a restauração ecológica de 21 hectares em propriedades rurais

Equipes técnicas e agricultor durante vistoria em propriedade da microbacia do Ribeirão dos Marins