A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), vai receber R$ 5 milhões do Programa Respeito à Vida para investir em projetos de melhorias viárias. O programa foca na redução de acidentes e fatalidades no trânsito. Os locais apresentados para as intervenções foram aprovados pelo Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) com base nos dados do Infosiga, plataforma que monitora os acidentes. A partir de hoje, sexta-feira, 29/04, as vistorias técnicas in loco são realizadas.

O repasse ao município foi anunciado pelo governador Rodrigo Garcia em 08/04, durante o evento Governo na Área, realizado no Engenho Central. “É um recurso muito valioso para Piracicaba continuar investindo em segurança no trânsito. Mais uma parceria que mostra a importante integração da Prefeitura junto ao Estado e com a União para buscar alternativas, porque temos restrições e limitações orçamentárias, mas muitas demandas a serem atendidas”, afirma o prefeito Luciano Almeida.

De acordo com a titular da Semuttran, Jane Franco de Oliveira, entre as intervenções pleiteadas estão recape asfáltico sinalização, implantação de faixas elevadas em frente a escolas, unidades de saúde e praças, iluminação de faixas de pedestres em frente a unidades de saúde, pontos do transporte coletivo e escolas, além de lombadas. “Apresentamos intervenções em cerca de 105 pontos, escolhidos com foco em aumentar a segurança no trânsito”, informa Jane.

Avenida Presidente Keneddy precisa de reparos na primeira camada asfáltica para melhor fixaçao da sinalização | Foto: Justino Lucente/CCS

Cinco vias foram indicadas para receber recapeamento asfáltico e sinalização, totalizando 3,1 Km. Uma delas é a avenida Presidente Kennedy, no trecho entre a rotatória que a conecta às avenidas Cruzeiro do Sul e Sérgio Caldaro e à rua dos Maçons e a rotatória que a conecta à avenida Armando Cesare Dedini. De acordo com a Semuttran, esse trecho está com o asfalto desgastado, apresentando irregularidades, e as intervenções imediatas podem garantir a extensão da vida útil do pavimento para melhor fluidez do trânsito.

“Todas as vias que apresentamos precisam de um tipo de recapeamento na primeira camada asfáltica, possibilitando a melhor fixação da sinalização horizontal, exatamente o tipo de recapeamento que o programa oferece”, explica Jane.

Faixas de pedestres com iluminação em locais estratégicos será uma novidade em Piracicaba

A iluminação sobre faixas de pedestres, conforme lembra a titular da Semuttran, se contemplada, será uma novidade em Piracicaba. A Pasta sugeriu essa intervenção em frente a hospitais e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), por exemplo. “Nesse caso, o foco é evitar acidentes. A faixa de pedestres iluminada vai fazer com que os motoristas fiquem mais atentos e, consequentemente, haverá mais segurança, assim como a implantação das faixas elevadas que pleiteamos também, priorizando locais próximos a unidades de saúde, escolas e praças, por terem grande fluxo de pedestres e/ou pedestres em situações de fragilidade”, conta Jane. “Já as lombadas são em pontos com alto índice de acidentes, como a avenida Raposo Tavares”, finaliza Jane.