RPG no Horto, atividade realizada na edição 2022 do Vem pro Horto

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes, disponibiliza amanhã, às 8h15, na plataforma B3, ônibus gratuito para quem quiser prestigiar a oficina Energia, Lazer e Atividades Sustentáveis, ação que integra o programa Vem por Horto, que tem o objetivo de aproximar a comunidade do Horto e tornar o local um espaço ainda mais voltado à educação sustentável. A gratuidade começa neste sábado e se repetirá para todos os eventos da programação, que acontece ao longo do ano de 2022. A empresa TUPI adesivou o ônibus que fará o trajeto com propaganda do Programa.

Os interessados poderão pegar o ônibus no Terminal ou nos pontos de ônibus indicados no trajeto da Linha 221 – Horto de Tupi. Caso a pessoa decida pegar o ônibus diretamente no Terminal, ela deve procurar o agente operacional na catraca e comunicar que tomará a linha gratuita que vai para o Horto. De acordo com a empresa Tupi, o link estará disponível ainda hoje no link tupitransporte.com.br/linhas-e-horarios). Clique aqui e confira o itinerário.

Ônibus que fará o trajeto gratuitamente foi adesivado com propaganda do Vem Pro Horto

O Vem pro Horto foi criado em 2018 e tem o objetivo de aproximar a comunidade do Horto e tornar o local um espaço ainda mais voltado à educação sustentável. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente, do Instituto de Pesquisas Ambientais e da Fundação Florestal, além de diversos parceiros. Sua programação é construída de forma participativa no início de cada ano. Neste sábado, 30/04, a atividade acontece das 9h às 12h e começa com aula de ioga, seguida de roda de conversa e sensibilização sobre a questão da energia nos ecossistemas, a crise energética, a perspectiva de cidades sustentáveis, inclusive energeticamente, e o lazer. A atividade será conduzida pelo Raízes de Tupi, subgrupo do Laboratório de Educação e Política Ambiental – OCA da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) que atua no distrito de Tupi.

Caminhada histórica, com observação de aves, na edição de 2019 do programa

O Horto Florestal de Tupi está localizado na Rodovia Luiz de Queiroz, Km 149 – SP304.

Programação 2022 – Vem pro Horto:

30/04- 9h às 12h: Oficina Energia, lazer e cidades sustentáveis;

06/05-18h às 22h: Cinedebate do filme Amazônia: o Despertar da Florestania, seguido de trilha noturna;

28/05- 9h às 12h: Círculo de mulheres A história da mulher e os impactos causados nos papéis das mulheres contemporâneas;

04/06- 8h às 12h: Banho de floresta (atividade de percepção ambiental);

25/06- 9h às 12h: Oficina de saneamento ambiental, instalação de fossa ecológica;

09/07- 8h às 12h: Caminhada histórica e reflexões ecumênicas, como parte das comemorações do centenário de Tupi;

06/08- 10h às 16h: Apresentação musical e feira de empreendedorismo feminino;

13/08- 8h às 16h: Atividade de educação ambiental inclusiva;

24/09- 9h às 12h: Oficina do Mato ao Prato 4;

08/10- 9h às 12h: Dia da Agroecologia;

29/10- 9h às 12h: As abelhas no nosso dia a dia 3;

26/11- 7h às 9h: Observando as Aves no Horto de Tupi;

10/12 – 9h às 12h: Evento de encerramento.