A quinta edição do Caipirandando terá como destino final o Horto de Tupi (Foto: Alexandre Nascimento/Selam)

Realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), o Caipirandando chega à quinta edição na modalidade caminhada no dia 23/04. A atividade começa às 5h30, com a concentração e o aquecimento na Área de Lazer do Piracicamirim, sob a orientação dos professores da Pasta. A saída está programada, pontualmente, para as 6h. O ponto final do trajeto, que terá aproximadamente 20 km no total, é o Horto Florestal de Tupi, destino que foi escolhido pelos participantes no início do ano, em enquete realizada nas redes sociais.

"A visita ao Horto de Tupi, que estava fechado devido à pandemia, já vinha gerando uma expectativa entre os participantes. A data escolhida levou em consideração o calendário de atividades do Horto, mas a intenção é que mais edições do Caipirandando também passem por lá", falou Alexandre Nascimento, chefe do setor de eventos da Selam. As orientações para a caminhada são as seguintes: calçar tênis confortáveis e macios, trajar roupas leves, usar protetor solar, levar frutas ou barras de cereais para alimentação e garrafas de água para hidratação.

Interessados em participar podem se inscrever e obter mais informações pelos telefones (19) 3422-0233 ou (19) 3403-2648. A iniciativa terá o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que fornecerá kits de primeiros socorros, e Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema). A organização do Caipirandando sugere aos participantes a doação de um litro de leite Longa Vida, que será destinado ao Banco de Alimentos para repasse a instituições sociais.

PERCURSO – Após a largada na Área de Lazer do Piracicamirim, a quinta edição da caminhada segue em direção ao bairro Morumbi, passa pela avenida Dois Córregos e acessa a estrada vicinal em direção à igreja São Jorge, no bairro Conceição, totalizando 8,3 km. No local, será realizada a primeira parada para hidratação e uso de sanitários de aproximadamente 30 minutos. A rota continua por mais 7 km em direção ao Horto Florestal de Tupi, onde será feita a segunda pausa nas proximidades do lago central. Na sequência, os participantes cruzam a Fazenda Morro Grande e encerram o percurso de 20 km na Churrascaria Pampeiro's Grill, onde serão recepcionados com a venda de alimentos e bebidas.