250m de barreiras foram adicionadas na avenida Jaime Pereira

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), concluiu hoje, 10/02, a ampliação e reforço das barreiras de contenção da pedreira do Bongue, na avenida Jaime Pereira. O anteparo metálico foi refeito, algumas telas trocadas e mais 250m de barreiras adicionadas.

As melhorias foram definidas após vistoria no local, realizada em 13/01, quando representantes da Semob, Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e Defesa Civil, atendendo a uma solicitação do prefeito Luciano Almeida, decidiram realizar ações de reforço para evitar possíveis deslizamentos.

Segundo o titular da Semob, Paulo Ferreira da Silva, o próximo passo é iniciar as obras de contenção do deságue de águas pluviais na parte de cima da pedreira, mais precisamente na rua Aracaju, em área do bairro Jupiá. “A implantação de sarjetões, que já está em fase de licitação, vai ajudar a desviar o fluxo da água, impedindo assim que ela infiltre no solo e aumente o número de fissuras na pedreira”, frisou Paulo.

De acordo com Luciano Celencio, engenheiro civil da Semob, o tipo de rocha predominante na pedreira do Bongue é o siltito argiloso (rocha sedimentar) que, com a ação do tempo – calor, frio e umidade -, sofre dilatação e retração.

As melhorias foram decididas após vistoria no local em 13/01