O prefeito Barjas Negri conversou ontem (5) com o novo secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce, sobre a duplicação da Rodovia do Açúcar. Arce determinou ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem) o detalhamento do traçado/projeto e que se calcule os custos da duplicação da rodovia (SP-308).

O prefeito Barjas foi a São Paulo com o presidente da Aderp (Agência de Desenvolvimento Político e Econômico da Região de Piracicaba), Carlos Borsari (PDT), o deputado federal Mendes Thame e o secretário municipal de Indústria e Comércio, Luciano Almeida.

A proposta, já debatida na semana passada com o governador José Serra, prolongamento da SP-308 interligaria as rodovias Deputado Laércio Corte (SP-147) e Fausto Santomauro (SP-127), que dão acesso a Limeira e Rio Claro. A proposta prevê ainda a duplicação da rodovia do Açúcar até Salto. A Secretaria dos Transportes quer urgência na formatação do projeto para incluí-lo no Plano Estadual de Concessões, que o governador José Serra (PSDB) vai lançar neste semestre. Pela proposta, a obra seria feita e gerenciada pela iniciativa privada.

O deputado Antonio Carlos de Mendes Thame (PSDB) e o secretário Luciano discutiram com Arce a reativação dos 43 quilômetros do ramal ferroviário entre Piracicaba e Nova Odessa, passando por Santa Bárbara D´Oeste e Americana.

Ficou acertado de que a Secretaria de Transportes vai conversar com a concessionária deste trecho – América Latina Logística – enquanto o deputado Mendes Thame fará gestões junto à Associação Nacional de Transportes Terrestes (ANTT).