O processo de cabeamento por fibra ótica, das 31 câmeras do projeto Big Brother, já está na fase de finalização e as adequações da sala no quarto andar da Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, onde funcionará a Central de Monitoramento, começaram nesta terça-feira (30/01). A previsão é de que o funcionamento das câmeras aconteça a partir do dia 14 de fevereiro. A proposta da Prefeitura é de intensificar ações preventivas de segurança.

Os equipamentos de vigilância, que custaram R$ 1,12 milhão, são modernos, com tecnologia digital, rede de comunicação em banda larga e fibra ótica, imunes a descargas elétricas e interferências, com transmissão de dados criptografados e captação de imagens em alta definição. Na Central haverá homens trabalhando 24 horas por dia, todos os dias do ano.

As câmeras estão distribuídas da seguinte forma: 14 na região central e uma em cada um dos principais corredores comerciais como Paulista, Vila Rezende, Santa Terezinha, Paulicéia, São Dimas, Vila Independência, Bairro Alto, Petrópolis, Rua do Porto, Vila Cristina e Cemitério da Saudade. Além disso, haverá cinco câmeras destinadas aos terminais de ônibus da cidade.