Durante o mês de maio, diretores e farmacêuticos voluntários se uniram em mobilização de diversas farmácias para incentivar a doação que foi direcionada à Prefeitura de cada município. Em Piracicaba, a presidente do Fundo Social de Solidariedade (FUSSP), Andréa Almeida, recebeu hoje, 08/06, os alimentos arrecadados que serão doados às famílias em situação de vulnerabilidade. Em Piracicaba 27 farmácias foram pontos de coleta de alimentos e a arrecadação se estendeu até 31/05.

Andréa recebeu os itens das mãos de Luciana Canetto, diretora do Conselho Regional de Farmácias de São Paulo e de Cláudia Carias, delegada da seccional do Conselho Regional de Farmácias de Piracicaba.

Luciana Canetto, diretora do Conselho Regional de Farmácias de São Paulo, Andréa Almeida, presidente do Fundo Social de Solidariedade e Cláudia Carias, delegada da seccional do Conselho Regional de Farmácias de Piracicaba.

De acordo com Cláudia Carias, “a arrecadação aconteceu de forma bastante positiva e, agora vamos estudar a possibilidade de arrecadação de produtos de higiene pessoal cuja identidade de consumo se aproxima mais do ambiente farmacêutico e também por serem itens essenciais”, conclui.

Os itens arrecadados foram, arroz (71Kg), feijão (37 Kg), óleo (18l), café (4,5 kg), molho de tomate (5kg), achocolatado em pó (800g), farinha de mandioca (1,5kg), farinha de trigo (10kg), farinha de milho (2,5kg), macarrão (21kg), macarrão instantâneo (3 unidades), sal (11kg), fubá (5,5kg), açúcar (25kg), leite (2 l), leite em pó (1,6 kg), milho (5 latas), salsicha (1 lata), tempero (1 pote), sardinha (6 latas), bolacha (6 pacotes), pasta de dente (2 unidades), goiabada (600 gr) e esponja de aço (3 unidades).

Alimentos arrecadados em farmácias serão destinados às famílias em situação de vulnerabilidade cadastradas

Os alimentos arrecadados formarão cestas básicas, que são doadas a famílias em situação de vulnerabilidade social, encaminhadas pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), por meio dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Não há necessidade que a família já seja atendida pelos serviços da assistência social do município. Ao entrar em contato com uma das seis unidades CRAS, divididas por regiões da cidade, a família tem os dados cadastrados ou atualizados. A avaliação técnica irá identificar questões de vulnerabilidade social, entre elas, as necessidades relacionadas à vulnerabilidade alimentar. A lista dos CRAS pode ser acessada no site:http://smads.piracicaba.sp.gov.br/protecao-basica/