A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), prorrogou por mais três meses as inscrições para o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) Preservando o Futuro, agora abertas até 30 de julho.

Criado em 2017 e desde então coordenado pela Sema, o PSA é um sistema de remuneração a produtores rurais que atendem às práticas sustentáveis para preservação de suas propriedades com potencial para produção de água no município.

As vistorias nas 14 propriedades inscritas em 2020 retomaram em fevereiro, mas tiveram que ser interrompidas com as fases emergenciais da pandemia. A partir da próxima semana, as equipes retomam os trabalhos nas propriedades restantes.

Por meio das vistorias, profissionais da Sema, Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba) avaliam as condições de conservação do solo, proteção de nascentes e matas ciliares, além da implementação do saneamento básico e gerenciamento de resíduos sólidos nas propriedades inscritas.

Uma vez aprovado, o produtor recebe um valor correspondente ao atendimento dos critérios do programa. A renovação é anual e pode ser feita todo início de ano. Nesta primeira etapa são aceitos apenas os proprietários rurais com áreas localizadas nas microbacias do ribeirão dos Marins, Congonhal, Tamandupá e Paredão Vermelho. "Piracicaba dá exemplo com este programa, que tem como principal objetivo proteger e incentivar a conservação das águas dessas microbacias, com potencial para abastecer até 100 mil pessoas", disse a secretária da Sema, Nancy Thame.

Os interessados em participar do Programa PSA em 2021 têm até o dia 30 de julho para se inscrever e protocolar a proposta e documentação na Sema (avenida Dr. Paulo de Moraes, 2.113, bairro Paulista). A listagem de documentos necessários pode ser acessada no site da Prefeitura (www.piracicaba.sp.gov.br), no link: Preservando o Futuro e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3437-4000.

Secretária Nancy Thame e equipe do PSA durante vistoria