A Prefeitura de Piracicaba firmou contrato com a empresa Nunes Neurofisiologia Clínica para o fornecimento de 3.500 exames de eletroneuromiografia, ao valor unitário de R$ 228 cada, totalizando R$ 798 mil, a serem consumidos ao longo dos próximos 12 meses. Pelo contrato, a empresa deve fornecer todos os materiais, equipamentos e mão de obra especializada.

Para o secretário de Saúde, o médico Pedro Antonio de Mello, os exames especializados são fundamentais para aprimorar o diagnóstico de doenças aos usuários SUS. “O governo Barjas Negri tem se sensibilizado para este aspecto, que coloca o sistema de saúde pública de Piracicaba em uma posição de destaque no cenário estadual pela sua abrangência estrutural e eficiência no diagnóstico especializado e tratamento de doenças”, disse.

Eletroneuromiografia é importante para diversos diagnósticos

SOBRE O EXAME

A eletroneuromiografia é um exame específico para avaliação da presença ou não de lesões que afetam os nervos e músculos, como pode acontecer em doenças como esclerose lateral amiotrófica, neuropatia diabética, síndrome do túnel do carpo ou doença de guillain-barré, por exemplo, sendo importante no diagnóstico e para planejar o melhor tratamento ao paciente.

Após atendimento na unidade de saúde do bairro com o médico clínico geral, o paciente é encaminhado, quando necessário, ao médico especialista, no Postão – atrás do Mercado Municipal. São os médicos especialistas das áreas ortopédica, reumatológica, neurológica e de fisiatria que podem solicitar o exame ou não, de acordo com o quadro de saúde do paciente. O pedido médico é colocado no Sistema Olostesh e o dia e hora do exame é mediado pelo Centro de Relacionamento com os Usuários SUS (Centrus), levando em conta o tempo de espera e a prioridade do procedimento.