A Prefeitura concluiu nesta semana a instalação de 162 postes e 360 luminárias que fazem parte de pacote de iluminação contratado em 2019. O investimento total foi de R$ 542.452,92, valor que beneficiou 68 pontos – ruas, avenidas, estradas e comunidades – em 50 bairros da Zona Urbana e da Zona Rural de Piracicaba. O objetivo é proporcionar mais segurança aos moradores dessas regiões.

Comunidade Vera Cruz, no Algodoal, foi beneficiada com 7 postes e 7 luminárias

O pacote levou iluminação – postes e luminárias de vapor de sódio – para bairros como Monte Branco, Nova Suíça, Pau d'Alhinho, Santo Antônio, Colinas de Santa Izabel (região de Tupi), Pacaembu, Parque 1º de Maio, Jaraguá, entre outros.

Só no Santa Rita, em duas vias que acabaram de ser pavimentadas, foram instalados 26 postes e 53 luminárias. A rua Arthur Eugênio Sacconi foi iluminada com 17 postes e 17 luminárias e a avenida João Flávio Ferro recebeu 9 postes e 36 luminárias em sua segunda faixa.

Já no Nova Suíça foram instalados, há duas semanas, 25 postes e 48 luminárias nas estradas José Saul Chinelato, PIR-3 (travessa Benedicto Danelon), PIR-12 (travessa Arnaldo Amstalden) e na rodovia Samuel de Castro Neves. No Pau Queimado, três locais que ficam nas estradas Duzentos Réis e Pau Queimado, receberam 7 postes e 25 luminárias.

Instalação de luminárias também beneficiou a comunidade Belvedere

COMUNIDADES – Nas últimas duas semanas, quatro comunidades também receberam iluminação neste pacote. Foi efetuada a iluminação da comunidade Belvedere, localizada no Jardim Belvedere, que ganhou 6 postes e 6 luminárias, do Pantanal, na região do Jardim São Paulo, com a instalação, também, de 6 postes e 6 luminárias. As comunidades Pereirinha, no Santo Antônio, e Vera Cruz, no Algodoal, ganharam 7 postes e 7 luminárias cada.

Pantanal também recebeu postes e luminárias nesta semana

NÚMEROS – A iluminação pública eficiente sempre foi preocupação nas administrações do prefeito Barjas Negri. Nos três anos desta gestão – 2017, 2018 e 2019 -, já são R$ 1.290.718,85 em investimentos em projetos de iluminação pública viária, que resultaram na instalação de 1.102 luminárias e 38 km de vias beneficiadas, proporcionando mais segurança à população.

Avenida João Flávio Ferro, no Santa Rita, foi outra via iluminada no final de janeiro

“Além de dar segurança e conforto às pessoas nas ruas dos bairros onde moram, uma boa iluminação também valoriza outros espaços e dá segurança para o deslocamento em vias, por exemplo”, analisa o prefeito Barjas Negri.

Piracicaba possui mais de 47 mil pontos de iluminação pública viária, contemplando aproximadamente 1.700 quilômetros de vias públicas.