A Prefeitura de Piracicaba começou nesta semana a entrega dos 202 mil carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2020. Neste ano, o IPTU teve correção de 5,87%, sendo 3,87 da inflação dos últimos 12 meses e 2,5% conforme Lei Complementar 387/2017. No ano passado, o reajuste foi de 6,06%. Os carnês são das modalidades residencial, comercial e industrial. A previsão de arrecadação com o imposto é de R$ 126 milhões.

O secretário de Finanças, José Admir Moraes Leite, e servidora verificam carnês do IPTU 2020

A cota única à vista e com desconto de 5% vence no dia 13 de março. A cota única sem desconto e o pagamento parcelado vencem no dia 20 de março. O pagamento parcelado poderá ser feito em até 10 vezes, sem incidência de qualquer acréscimo, desde que a quitação de cada parcela seja feita até a data do vencimento.

A previsão de arrecadação com o imposto em 2020 é de R$ 126,0 milhões, representando 8,6% das receitas da Prefeitura. Esses recursos são utilizados parcialmente nas despesas com educação, saúde, pagamento de funcionalismo, merenda, medicamentos, iluminação pública, programas sociais e outros.

Segundo a Secretaria Municipal de Finanças, do total de R$ 126 milhões previsto para se arrecadar com o IPTU, R$ 31,5 milhões serão investidos na Educação, e mais R$ 35,2 milhões na área da saúde.

Por isso é muito importante manter o pagamento desse tributo em ordem, para que a Prefeitura possa prestar bem seus serviços, sem contar que em caso de falta de pagamento do IPTU, isso irá acarretar, dentre outras consequências, multa, juros, atualização monetária, inscrição no Cadin municipal (cadastro de inadimplentes da Prefeitura), inscrição na Dívida Ativa, instauração de processo de execução fiscal, que em última instância, pode levar o imóvel a leilão

FIQUE ATENTO – A entrega de todos os carnês deve ser concluída até o início de março. O contribuinte que não receber o documento até essa data deverá procurar o setor de atendimento da Prefeitura, no prédio do Centro Cívico, térreo 1, ou o Poupatempo estadual, na praça José Bonifácio, para retirar a segunda via. A guia de pagamento à vista ou parcelado também pode ser conseguida pela internet, no site da Prefeitura de Piracicaba – www.piracicaba.sp.gov.br, clicar no ícone IPTU 2020. Já está disponivel.