A Black Friday, um dos eventos de compras mais esperados no ano devido aos descontos nos produtos – especialmente pela internet, acontece no dia 29 de novembro e o Procon Piracicaba alerta para que os consumidores fiquem atentos. A orientação principal é que as pessoas não se iludam com grandes descontos sob o risco de serem ludibriadas.

Já antevendo que a data pode trazer muitas dúvidas ao consumidor, o Procon preparou uma série de orientações para que a Black Friday seja aproveitada da melhor forma possível. O Procurador Geral do Município e responsável pelo órgão fiscalizador na cidade, Milton Sérgio Bissoli, ressalta que é direito do consumidor ser informado previamente de todas as questões que se relacionem com o produto ou serviço a ser adquirido.

DICAS

– Controlar a ansiedade frente às liquidações anunciadas, fazendo um planejamento do que é preciso adquirir, ou seja, não fazer gastos desnecessários, já que logo na sequência, o consumidor vai se deparar com IPTU, IPVA, matrícula escolar, etc. – fazer lista dos produtos que precisa ou gostaria de adquirir;

– Realizar pesquisa de preços de forma bem ampla: pesquisar pela internet em vários sites diferentes e em estabelecimentos físicos também;

– Começar a pesquisar bem antes da data definida para 'black friday', já que muitas empresas maquiam o preço para que o produto pareça mais barato, ou seja, sobem o valor na véspera e baixam na data como se fosse uma oferta;

– Além do preço, o consumidor deve pesquisar também a forma de pagamento, já que é muito comum grandes descontos para pagamento à vista em dinheiro ou direto no cartão em uma única parcela;

– Guarde as imagens e e-mail publicitários. Toda informação suficientemente precisa tem valor de contrato e obriga a empresa a cumprir a oferta nos exatos termos do anúncio. A informação sobre o preço do produto, características, prazo de entrega, formas de pagamento, despesas adicionais ou acessórias (de entrega ou seguros), validade, quantidade, composição e origem deve ser clara e precisa, de modo a facilitar a compreensão do consumidor e não induzi-lo em erro.

– Verificar as condições de venda do produto (prazo da garantia que é concedido, prazo de entrega do produto, despesas adicionais (frete) etc); direito de arrependimento ou cancelamento;

– Guardar o folheto ou print screen (foto da tela do computador ou celular) com a demonstração da compra (dados do produto, valor, confirmação da compra (número do pedido), prazo de entrega etc);

– Procurar por site seguro, principalmente se a compra for feita pela internet, pesquisando a idoneidade da loja (a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço e canais de contato); verificar se a empresa possui endereço físico; se aparece um cadeado no canto esquerdo da barra de busca etc). Também é importante acessar o histórico de reclamações no Procon, no site consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça ou no site do Reclame Aqui, para verificar a reputação da loja;

– Jamais faça transações online em computadores desconhecidos (lan houses, cyber cafés, máquinas ou redes públicas), pois eles podem não estar adequadamente protegidos;

– O consumidor pode consultar a lista do Procon-SP (www.procon.sp.gov.br), a qual tem aproximadamente 500 sites que devem ser evitados;

– É muito comum o consumidor receber, próxima a data, diversos e-mails com ofertas imperdíveis. Antes de clicar, desconfie. Você pode ser uma vítima de fraude;

– Preços muito abaixo da média praticada também são indícios de fraude. Fique atento.