Informações sobre os principais pontos turísticos de Piracicaba serão apresentadas com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais), gratuitamente, em uma caminhada de cerca de 1 km, no sábado, 16/11, a partir das 15h. O ponto de encontro é o Museu da Água. A atividade, denominada CáxaraLab Circuito Inclusivo, uma Caminhada de Aprendizagem, é aberta a todos os interessados e integra o 1º CáxaraLab Festival de Economia Criativa, que ocorre no município entre os dias 14 e 23 de novembro. A programação completa, composta por oficinas, rodas de conversa, entre outras ações, está disponível em www.caxaralab.com.br. Em caso de chuva, a caminhada fica suspensa.

Museu da Água é um dos pontos turísticos do roteiro do CáxaraLab Circuito Inclusivo, uma Caminhada de Aprendizagem (Sabrina Franzol)

O trajeto do Circuito Inclusivo acontece às margens do rio Piracicaba, com duração prevista de no máximo duas horas. Após o Museu da Água, os participantes serão direcionados para a passarela pênsil e Engenho Central. Na sequência, a caminhada continua rumo à Casa do Povoador, com finalização no largo dos Pescadores. Informações sobre estes principais pontos turísticos do município serão passadas pela educanda de guia de turismo e jornalista piracicabana Sabrina Franzol. A interpretação em Libras será feita por Andréia Scherer, intérprete de Libras há seis anos, atuando, principalmente, na área educacional.

De acordo com Sabrina, o Circuito Inclusivo nasceu com base em um dos princípios norteadores da Economia Criativa, a inclusão social. “O turismo é algo mágico, que diverte e, ao mesmo tempo, ensina e provoca reflexões, portanto, todos, sem exceção, devem ter a possibilidade de ‘turistar’. E turismo não significa apenas viagens longas ou ao exterior. Um breve passeio em um local desconhecido é fazer turismo e isso pode proporcionar inúmeros aprendizados”, explica a idealizadora da atividade.

A educanda de guia de turismo e jornalista Sabrina Franzol e a intérprete de Libras Andréia Scherer (Oscar Bigaram)

Ela comentou, ainda, que a intenção é que os participantes, em contato com os patrimônios da cidade, percebam a importância de cada local e o quanto a preservação deles é de responsabilidade da sociedade toda. “O cuidado com aquilo que faz parte da nossa história é essencial para que ela, a história, não se perca”, afirma.

SERVIÇO – CáxaraLab Circuito Inclusivo, uma Caminhada de Aprendizagem. Dia 16/11 (sábado), às 15h, no Museu da Água (Avenida Beira Rio, 448). Atividade com interpretação em Libras. Participação gratuita. Informações: (19) 98117-5710 (WhatsApp).