A Diretoria Regional de Ensino e a Associação dos Amigos do Quimbol, com apoio do Sesc Piracicaba, Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam)e Associação dos Funcionários Públicos Municipais de Piracicaba (AFPMP), promoveram na última quarta-feira (01) curso básico de Quimbol para professores da rede Estadual de ensino.

Segundo o coordenador técnico da modalidade e diretor da Selam, João Francisco Rodrigues de Godoy – Johnny, o curso foi dividido em parte teórica, onde foram abordados o histórico da modalidade, regras, fundamentos e processo pedagógico e prático, aonde os professores puderam vivenciar os fundamentos do jogo.

O evento ocorreu durante toda à tarde, no Auditório e no Ginásio do SESC Piracicaba, com a participação de 60 professores de Educação Física da rede estadual de ensino.

Para Johnny, este curso foi uma forma de atualizar o conhecimento dos professores da rede Estadual e também trocar de experiências com aqueles que já conhecem e trabalham com esta modalidade genuinamente piracicabana. “Vários professores da Rede Estadual já desenvolvem o Quimbol como um dos conteúdos de suas aulas de educação física”, informou Johnny.

Origem

O Quimbol, único esporte coletivo de raquetes do mundo, foi criado por Joaquim Bueno de Camargo – o Quim – falecido em 2004 e hoje é praticado em diversas cidades do país.

Neste ano foi apresentado como modalidades extra, nos 50 º Jogos Regionais, mostrando assim a identidade cultural da Piracicaba para todo Brasil.