O reservatório de água do Kobayat-Líbano foi entregue oficialmente no último sábado (21) pelo prefeito Barjas Negri e o presidente do Serviço Municipal de Água e Esgoto, Vlamir Schiavuzzo. Com capacidade para 250 mil litros, beneficiará uma população de 15 mil pessoas. Localizado na Avenida Frei Francisco Perin-bairro Kobayat-Líbano, atenderá os bairros Novo Horizonte; Kobayt-Líbano; São Jorge; Santo Antonio; Pau Queimado; Sabiás; Paineiras; Nova Suíça; Jardim Vitória e adjacências. Secretários municipais, vereadores, moradores e líderes comunitários acompanharam a inauguração.

O líder comunitário daquela região, José da Glória, afirmou que o novo reservatório ajudará muito a população, que não será mais afetada pela eventual falta de água, principalmente nos horários de pico, das 17 às 19 horas. “A construção do reservatório era uma antiga reivindicação nossa, porque com apenas um, não havia água suficiente para atender aos bairros”.

Segundo José da Glória, ao investir na construção de reservatórios, essa administração não apenas resolve a falta de água, mas propicia que os moradores tenham uma melhor qualidade de vida e possam ter mais saúde. “Tenho certeza de que com essa nova melhoria, a nossa região poderá ficar mais tranqüila em relação ao abastecimento de água pelo Semae”.

O presidente do Semae, Vlamir Schiavuzzo, disse que a região do Kobayat/Líbano está crescendo e o abastecimento de água estava um pouco complicado, principalmente entre às 17 e 19 horas, quando o consumo era maior. Devido a este problema e após estudos técnicos, “resolvemos construir mais um reservatório, que junto com o outro, existente desde julho 2005, disponibilizará 500 mil litros de água para esta parte da cidade. “Acreditamos que com este reforço no abastecimento, esta deficiência não irá mais existir e os moradores poderão ficar mais tranqüilos”.

Schiavuzzo explicou que estes investimentos são importantes para resolver problemas estruturais de falta de água em determinados períodos do dia, principalmente em horários de pico. Ele acrescenta que a autarquia continuará investindo no abastecimento de água, para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Ele destadou que o Semae está investindo em torno de R$ 1,1 milhão na construção de cinco reservatórios de água (incluindo tubos e peças e as bases de instalação). O conjunto de obras ampliará a capacidade dos reservatórios para 1.250.000 litros de água e beneficiará 145 mil pessoas. No sábado passado foi entregue o reservatório do Jardim Boa Esperança. Até o final de novembro devem estar concluídas as obras dos reservatórios do Kobayt e o do Dois Córregos.

A construção dos cinco reservatórios integra o pacote anunciado no final do ano passado, pela atual administração, prevendo investimentos de R$ 3.040.000,00, em abastecimento e atendimento para 255 mil pessoas, ampliando a capacidade de reservação em 3,4 milhões de litros. O maior investimento no setor dos últimos anos garantirá tranqüilidade aos piracicabanos para os próximos cinco anos. Os investimentos prevêem a melhora contínua do abastecimento de água e a preparação da rede para novos empreendimentos imobiliários.

O prefeito Barjas Negri observou que assim como nos outros bairros onde está sendo construído reservatórios, a reclamação era grande pelo problema gerados pela falta de água em determinados períodos. Mas após estudos detalhados por parte de técnicos do Semae, chegou-se a conclusão da necessidade de investirmos em reservaórios, com o objetivo de aumentar a oferta de água em bairros onde a carência era maior.

E a região do Kobayat/Líbano, completou Barjas, era um dos bairros onde a falta de água estava afetando os seus moradores. E depois de mais de um ano, após construirmos um reservatório neste local, com capacidade para 250 mil litros, concluímos agora, mais um reservatório, também de 250 mil litros. “Queremos com esse reservatório, além de ofertar maior quantidade de água, garantir melhor qualidade de vida aos moradores”.